Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

Traveler Shift

Traveler Shift Beta 1.2b

Uma aventura com elementos de deja vu para RPG Maker VX

Criador: Luko

Resenha: Eurritimia

 Documento também disponível para download aqui.

Introdução

Grandes eventos o esperam, jogador. Escolha sua classe e esteja pronto para cumprir as missões que seu destino o oferecerá.

A Tela Título

Todos os jogos começam com uma bela tela título, que basicamente é a porta de entrada para o mundo do criador. Olhando-a, podemos saber de antemão o nível de empenho do criador. Julguem vocês mesmo esta primeiríssima tela:

O que vocês acharam?

Começo do Jogo

Normalmente, eu pularia sem dó da introdução, mas não quero poupá-los do prazer que é assistir uma intro longa e monótona – pois convenhamos, se aparece esta opção, um dos seguintes cenários é possível:

Já estou começando a gostar deste jogo...

Não consegui reconhecer a música que toca no title, mas não me parece nada do RTP. Ao escolher Novo Jogo, esta tela aparece:

  1. A introdução é muito longa
  2. Vocês vão vê-la mais de uma vez
  3.  Todas acima

E esta é a nossa primeira tela após escolher “Não” na opção de pular introdução:

Tons de sépia sempre indicam lembranças passadas, mesmo que a windowskin seja verde-esmeralda.

???: Se funcionar…significa que o mundo estará em nossas mãos…

???: Atropos…

(Tela dá uma tremida leve, ouvem-se barulhos por três vezes. Ao final, um monstro gordo e gigante aparece)

???: Funcionou…

???: O ritual é verdadeiro… Se ele é capaz de reviver Atropos, então ele pode facilmente reviver algo… (Esse bicho era só um teste?) …Maior…

???: Mande esse Demonio para algum lugar… Precisamos sair a procura da essencia do “Ser absoluto” (A Stefanie?)

???: Não me dê ordens…eu sei o que eu faço… … Agora começa a nossa busca pelo poder absoluto…

(Tela escurece e relógio tica)

Mãozinha apontando para o vazio

Antes de começar preciso fazer algumas perguntas…

Primeiro…

Eu quero saber que tipo de personagem você prefere… (uma que tenha peitos bem grandes)

Nada sobre peitos é mencionado.

Daí eu apertei Esc, que em geral significa “Não quero nenhuma dessas opções” no RPG Maker1. Só que em vez de aparecer outras opções, o jogo me pergunta qual é a classe que eu quero: Assassino, Ladrão e Caçador. Bom, nenhuma dessas classes parece ser legal pra quem tem peitos grandes, então aperto Esc mais uma vez. O jogo por algum motivo1 entende que eu escolhi a classe Ladrão. Não é bem isso o que eu quero, então volto pra aquela tela de escolher o tipo de personagem. Não vou aborrecê-los com a descrição de todas as classes, mas devo dizer que acabei escolhendo um paladino.

Para quem não sabe, este é meu nome.

E agora…Qual é o seu nome?

O jogo pede pra confirmar meu nome, já que eu poderia ter olhado errado na minha identidade.

Então, que a lenda começe…

Exactly What It Says On The Tin

(Jogo muda de cenário, agora estamos em uma casa, sentado em frente a uma mesa. Barulho de alguem batendo na porta)

Eurritz:Quem será a essa hora…

(Batem na porta mais uma vez)

Sem mais nem menos, temos controle do personagem. Vamos ao menu.

Menu

Como vocês verão na figura abaixo, o menu é diferente do padrão.

Tão vendo o botão de salvar? Nem eu.

De cara já podemos perceber que o personagem é um pobretão (0G). E ao escolher a opção Item, temos a certeza disso.

Na opção Magic, vemos as habilidades do personagem (nenhuma até o momento)

Na opção Equip, vemos os equipamentos do personagem (uma espada curta, escudo de madeira e um colete de couro)

States serve pra vermos o nível, as estatísticas, equipamentos, meu nome (pro caso de eu ter esquecido) e minha foto 3×4.

MBook: Segundo o jogo, esta opção funciona como um bestiário. Como nunca vi nenhum monstro, ela é inútil no momento.

Exit: Serve pra sair do jogo caso você esteja com preguiça de apertar o X no canto superior direito da tela.

Conhecendo a Casa

É claro que eu poderia atender logo à porta para dar prosseguimento à história, mas achei melhor vasculhar um pouco esta casa. Na cozinha não temos nada de interessante. Subindo a escada, vou para um quarto, e que a única coisa interessante nele é uma cama em que você pode descansar (e torcer que o sujeito que está na porta vá embora).

Sua casa também tem um belo porão vazio, a não ser por um detalhe: há um rato nele. E também tem um aviso:

Cuidado.

Neste local possui uma fenda dimensional.

Se você não souber aproveita-la, então nem volte aqui…

Agora que já vi toda a casa, é hora de atender seja lá quem está na porta.

A Menina

"Gotta need somebody! HELP! Not just anybody..."

Menina: Socorro!!! Minha irmã caiu no poço da cidade… (No meio da madrugada?) E os guardas não estão acreditando! (Nem eu) Porfavor me ajude…. (Você escreveu “porfavor” tudo junto, não vou ajudar não!)

(Menina corre em direção ao norte)

Como ela conseguiu correr sem ser atacada por esses bichos?

Como eu não sou ninja igual à garotinha, invariavelmente acabo sendo atacado por um bicho desses.

A Batalha

Janela de batalha. Embora seja noite, o dia está bem claro na batalha.

Note o personagem à direita e os inimigos à esquerda. Abaixo, temos três opções de escolha, mais à esquerda. E ao centro, temos uma foto 3×4 parcialmente misturada à windowskin com barras explicativas de HP e MP.

“Atacar” e “Fugir” são opções auto-explicativas pra qualquer um que já jogou jogo de RPG Maker alguma vez na vida. Já “Auto” indica a opção de batalha automática. Eu pessoalmente curto batalhas automáticas, já que facilita o grinding, caso seja necessário. Com batalhas automáticas, eu não preciso perder meu tempo pensando em estratégias para derrotar inimigos bestas. Por um outro lado, até a opção de luta automática funcionar é preciso apertar Enter algumas vezes, então o melhor é usar o ataque mesmo, ao menos por enquanto.

Derrotar essas vespas foi extremente fácil, então sigo para a cidade.

Lenore

A garotinha está nesta cidade. Ela fica olhando pro poço até você ir falar com ela.

Dizem que uma garota de cabelos longos habita este poço. Será verdade?

Conversando com ela, a história prossegue:

Menina: Foi aqui dentro… Voce vai precisar de uma corda… Tome!

Recebeu uma Corda!

Menina: Por favor, salve a Lara…

OK, já irei salvá-la… Mas antes vou entrar nas casas e conversar com pessoas que ficam acordadas até de madrugada.

Esta casa está aberta

A primeira casa em que entrei foi uma loja cheia das coisas mágicas. Eis uma screen dela:

Casa da magia, aberta 24h

Aquela estrela-de-davi no chão faz abrir um teleporte para minha casa. Melhor: vou parar no porão da minha casa. A bruxinha que está do outro lado do balcão vende itens extremamente caros até o momento – o mais barato custa 120G e eu tenho míseros 17G. Resolvo então ir para outra casa.

Loja de itens, aberta 24h

A loja de itens também me vende itens extremamente caros no momento.

Além disso, tem uma casa onde você pode recuperar seu HP e MP. E o resto das casas você não pode entrar.

Agora que enrolei o suficiente, é hora de entrar no poço.

Entrando no Poço

Este não é um poço comum. Ele é bem maior por dentro do que por fora. Além de água e ratos, também temos uma ponte de madeira, círculos na água, bichos pretos e uma tocha.

Eu já descrevi a imagem logo ali em cima. Continue a ler o documento.

Caminhei um pouco pelo poço e isto me aconteceu:

Morto por ratos

Logo em seguida veio uma tela de game over. Voltei a jogar do save que eu tinha.

Evitando todos os bichos, cheguei a esse baú e ganhei dinheiro. Infelizmente um bicho está do meu lado.

O jeito é esperar que o bicho vá embora para que eu possa fechar a janela, já que eventos não são ativados enquanto a janela estiver ativa. Graças às minhas habilidades ninja, consegui evitar os bichos. No entanto, acabei sendo cercado por cinco deles.

E agora? Quem poderá me ajudar?

Com muita sorte acabei evitando esses cinco e voltei para a cidade. Salvei o jogo e voltei para o poço. Desta vez segui para cima, virei à direita, desci e acabei encontrando este baú – tudo isso evitando todos os inimigos:

Eu tirei a screen muito rápido, então não apareceu o que ganhei. No fundo, quatro bichos se preparando para me emboscar.

Não consegui escapar dos bichos. De uma lacraia, para ser mais exato:

Exato momento em que sou derrotado por uma lacraia.

Terceira Rodada

Já que eu consegui dinheiro naquele baú, nada melhor do que aproveitá-lo e comprar três Poções Antídoto, já que os inimigos têm tendência a me deixar envenenado.

Sem desgrudar da tecla Shift por nenhum momento, consigo refazer toda a trajetória sem enfrentar nenhum monstro. Consigo também pegar as poções no baú e me desviar mais um pouco, até eu encontrar um bicho inevitável.

Verme do Esgoto apareceu!

Verme do Esgoto usou Encouraçar e aumentou sua defesa (…)

Eurritz atacou e tira 51 HP de Verme do Esgoto

Eurritz atacou e tira 51 HP de Verme do Esgoto

Verme do Esgoto usou Água e tira 109 HP de Eurritz

Verme do Esgoto usou Água e tira 97 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tira 48 HP de Verme do Esgoto

Eurritz atacou e tira 58 HP de Verme do Esgoto

Verme do Esgoto usou Água e tira 92 HP de Eurritz

Verme do Esgoto atacou e tira 41 HP de Eurritz

Eurritz usou Poção de Cura e recupera 300 HP

Verme do Esgoto atacou e tira 38 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tira 70 HP de Verme do Esgoto

Verme do Esgoto usou Água e tira 107 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tira 55 HP de Verme do Esgoto

Verme do Esgoto usou Encouraçar e aumenta sua defesa

Crítico! Eurritz atacou e tira 174 HP de Verme do Esgoto

O grupo de Eurritz venceu a batalha! 8 pontos de experiência! Você recebeu 11G!

Virei à esquerda e encontrei um save point!

Deseja salvar o jogo? Sim/Claro

Já estava me preparando pra enfrentar o boss, mas achei melhor primeiro enfrentar um bichinho que estava me seguindo.

Rato Pútrido apareceu!

Rato PútridoC usou Ataque Venenoso, tirou 16 HP e causou Envenenamento em Eurritz

Rato PútridoA atacou e tirou 21 HP de Eurritz

Rato PútridoB usou Ataque Venenoso e tirou 16 HP de Eurritz

Crítico! Eurritz atacou e tira 225 HP de Rato PútridoA

Rato PútridoA morreu

Eurritz perde 43 HP por Envenenamento

Rato PútridoC atacou mas errou o golpe!

Rato PútridoB atacou e tirou 20 HP de Eurritz

Eurritz usou Poção de Cura e recupera 300 HP

Eurritz perde 45 HP por Envenenamento

Rato PútridoB atacou e tirou 19 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 58 HP de Rato PútridoB

Rato PútridoC atacou e tirou 19 HP de Eurritz

Eurritz perde 44 HP por Envenenamento

Crítico! Rato PútridoC atacou e tirou 56 HP de Eurritz (muita sacanagem um rato me causar crítico…)

Rato PútridoB atacou e tirou 17 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 76 HP de Rato PútridoB

Rato PútridoB morreu

Eurritz perde 43 HP por Envenenamento

Rato PútridoC usou Ataque Venenoso e tirou 18 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 66 HP de Rato PútridoC

Eurritz perde 45 HP por Envenenamento

(Minha vida por um triz)

Rato PútridoC atacou e tirou 18 HP de Eurritz

Eurritz atacou mas Rato PútridoC escapou! (GRRRRRR!!!!!)

Eurritz perde 44 HP por Envenenamento

Rato PútridoC atacou e tirou 17 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 67 HP de Rato PútridoC

Rato PútridoC morreu

O grupo de Eurritz venceu a batalha! 9 pontos de experiência! Você recebeu 15G!

Você adquiriu Poção de Cura! (Com meu HP a oito pontos, isto é mais do que bem-vindo!)

Bom, agora estou preparado pra enfrentar o boss ali embaixo.

Lara: Socorro!!!

*BOSS BATTLE*

Quatro ratos comuns mais um rato com pallete swap. Tenho chance?

Eurritz atacou e tirou HP de Rato PútridoA

Ghialgia usou Cura (Desde quando ratos podem usar magia?) e recuperou 205 HP

Rato PútridoC usou Ataque Venenoso, tirou 20 HP e causou Envenenamento em Eurritz

Rato Pútrido A atacou, mas Eurritz escapou

Rato PútridoD atacou e tirou 20 HP de Eurritz

Rato Pútrido B atacou, mas Eurritz escapou

Eurritz atacou e tirou 79 HP de Rato Pútrido A

Rato Pútrido A morreu

Eurritz perde 45 HP por Envenenamento

Crítico! Rato PútridoD atacou e tirou 56 HP de Eurritz

Ghialgia usou Ataque Venenoso e tirou 35 HP de Eurritz

Rato PútridoC atacou e tirou 20 HP de Eurritz

Rato PútridoB atacou e tirou 20 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 75 HP de Rato Pútrido B

Rato Pútrido B morreu

Eurritz perde 43 HP por Envenenamento (Essa luta não hei de vencer)

Rato Pútrido D atacou, mas Eurritz escapou

Ghialgia usou Combo, tirou 35 e 37 HP de Eurritz

Eurritz morreu.

Como faltava muito pouco para subir de nível, matei uns ratinhos por aí e além de ficar mais forte, ganhei uma habilidade de Cura, que recupera 200 HP. Agora sim, vou enfrentar aqueles ratos!

Ghialgia apareceu!

Rato Pútrido apareceu!

Ghialgia usou Cura e recuperou 218 HP de Rato Pútrido A

Rato PútridoA atacou e tirou 19 HP de Eurritz

Rato PútridoD atacou e tirou 15 HP de Eurritz

Rato PútridoC atacou e tirou 15 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 72 HP de Rato Pútrido A

Rato Pútrido A morreu

Rato PútridoB atacou e tirou 15 HP de Eurritz

Rato PútridoC atacou e tirou 15 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 73 HP de Rato Pútrido B

Rato Pútrido B morreu

Rato PútridoD atacou e tirou 13 HP de Eurritz

Ghialgia usou Fortalecer e aumentou o ataque de Rato PútridoC.

Ghialgia usou Fortalecer, mas Rato PútridoC defendeu.

Rato PútridoD atacou e tirou 13 HP de Eurritz

Rato PútridoC atacou e tirou 42 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 76 HP de Rato Pútrido C

Rato Pútrido C morreu

Ghialgia usou Ataque Venenoso, tirou 38 HP e causou Envenenamento em Eurritz

Eurritz atacou e tirou 74 HP de Rato Pútrido D

Rato Pútrido D morreu

Eurritz perdeu 49 HP por Envenenamento

Ghialgia usou Ataque Venenoso e tirou 41 HP de Eurriz

Eurritz atacou e tira 54 HP de Ghialgia

Eurritz perdeu 48 HP por Envenenamento

Ghialgia usou Encouraçar e aumentou sua defesa

Eurritz atacou e tirou 44 HP de Ghialgia

Eurritz perdeu 49 HP por Envenenamento

Ghialgia usou Combo, tirou 39 e 33 HP de Eurritz

Eurritz usou Cura e recuperou 216 HP

Eurritz perdeu 49 HP por Envenenamento

Ghialgia usou Cura e recupera 180 HP. (Oh não!)

Eurritz atacou e tirou 50 HP de Ghialgia

Eurritz perdeu 49 HP por Envenenamento

Ghialgia usou Cura e recupera 220 HP.

Eurritz usou Poção Antídoto, defendeu-se (hã?) e se recuperou do Envenenamento

Ghialgia usou Combo, Eurritz escapou e tirou 38 HP de Eurritz

Eurritz usou Cura e recupera 227 HP

Ghialgia usou Combo, tirou 34 e 42 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 65 HP de Ghialgia

Ghialgia usou Ataque Venenoso e tirou 36 HP de Eurriz

Eurritz atacou e tirou 55 HP de Ghialgia

Ghialgia usou Ataque Venenoso e tirou 44 HP de Eurriz

Eurritz atacou, mas Ghialgia escapou!

Ghialgia usou Encouraçar e aumentou sua defesa

Eurritz atacou e tirou 54 HP de Ghialgia

Ghialgia usou Combo, tirou 40 e 43 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 52 HP de Ghialgia

Ghialgia morreu (Até que enfim!)

O grupo de Eurritz venceu a batalha! 42 pontos de experiência! Você recebeu 70G! Você adquiriu Poção de Fênix, Pedra da Agilidade, Poção de Cura!

Lenne

Lara: Obrigado moço… Nunca ví tanto rato…credo…

(Tela fica preta e os personagens são teleportados pra fora do poço) (Ainda bem, já tinha um bichinho atrás de mim…)

(Eurritz entregou a corda para Sara)

Menina: Lara! Sua doida! (Pra que chamar a menina de menina? O nome dela não é Sara?)

Lara: Ah.. Cala a boca Lisa! (O nome da outra é Lisa? Quem é Sara então?)

???: Que bagunça é essa???

Mais uma pessoa aparece na cena.

Lisa: Maninha!!!

Lara: Chegou tarde… (Sempre assim: esse pessoal mais forte do que você nunca chega na hora…) O moço já me tirou de lá!

???: Anhe? (wtf?) Tirou de onde? (Do poço, oras…) Que diabos aconteceu aqui? (Não olhe pra mim…)

Lisa: A Lara caiu no poço… E como os seus amigos estavam todos em alguma missão e os guardas são uns inúteis, eu tive de chamar esse moço aqui…

Lara: Ele chutou a bunda da Gualgia… (O rato com pallete swap não tinha bem esse nome…)

???: Guialgia? Aquele rato maldito… (Antes fosse um pônei)

(??? anda em minha direção)

???: Ei voce!!! Se voçe derrotou Guialgia, então tu não deve ser pouca bosta… (Que palavreado típico de jogo de comédia de maker…)

Qual é o seu nome? (Eurritz, eu acho)

Eurritz: É Eurritz

???: Hmm… (Apresente-se também, sua mal-educada!) Então…Obrigado Eurritz

???: Meu nome é Lenne

Lenne: Desde quando nossa mãe morreu eu tive de cuidar dessas gurias sozinha… Dá muito trabalho, acredite… Bom… venha comigo!

(Eurritz seguiu Lenne para a casa em frente ao save point)

Lenne: É aqui que a gente mora… É um bar, mas também é uma agencia de Mercenarios… (É padaria também?)

(Dentro do bar)

Lenne: Vem…

Eurritz segue Lenne, que está olhando para um sujeito de bigode.

O bar

Gerrard: Ótimo…os poucos que nós temos, não estão sendo suficiente… (Ninguém me perguntou se eu queria ser membro desse bar, eu só queria ir pra casa e voltar a dormir…)

Lenne: Tem o documento ai?

Gerrard: Aqui, tome… (Eu vou ter de assinar isso?)

Lenne: Bem, com isso voçe poderá receber missões da agencia…

Lenne: É um bom jeito de ganhar dinheiro e fama voce tiver algum talento…

Lenne: As missões são dadas por pessoas de Lenore que contratam nossos serviços… (Elas ficam paradas em estandes pedindo missões?)

Lenne: É claro, toda missão tem uma recompensa.

Lenne: Porem, 50% do dinheiro ganho vai para a agencia… (Então tá, né)

Lenne: … (…)

Lenne: Bem, voce é o numero 5…  (Ah, só cinco?)

Lenne: Numero 5 Eurritz

Lenne: Eu sou a Numero 1, Lenne, Guerreira!

Lenne: O Numero 2 é o Sigfried, Mago

Lenne: A Número 3 é a Sara, Paladina.

Lenne: E o numero 4 é o trouxa do Gary..Clérigo…acredite… aquele chato é um Clérigo (Nem sei de quem você está falando, moça)

Lenne: Se voce fizer amizade com algum deles, voçe pode até chamalos para ajuda-lo em alguma missão… (Então já posso te chamar para fazer uma missão juntos?)

Lenne: … (Sabia que você ia curtir a idéia)

Lenne: Ah é… Voce pega as missões com o Gerrard aqui! (Nada de mudar de assunto!)

Gerrard: Sempre que quiser trabalho, fale com o bonitão aqui!!!

Lenne: … (…)

Lenne: Ignore isso… (Sim senhora)

Lenne: E pegue essa identificação!

Você adquiriu a Identificação!

Lenne: Volte amanhã, que você poderá conhecer o povo daqui e também pegar uma missão talvês…

Lenne: Até amanha colega!!! (Em breve seremos mais do que colegas…)

No dia seguinte…

Você acorda bem disposto para mais aventuras!

Segundo meus status, preciso apenas de 11 pontos de experiência para subir de nível. Não é muito, então creio que valha a pena derrotar alguns bichos antes de seguir a história.

Pensei em ir a uma loja vender uns itens, mas não encontro utilidade para os galhos.

Não, não tem utilidade.

Dois irmãos na mesma loja: um vende armadura, outro vende armas. Onde será que já vi isso antes?

Entro numa loja de martelos e um guri me pergunta se eu quero minhocas. Aceito-as como se fosse a coisa mais normal do mundo, mas ele não mas dá porque eu não tenho vara de pescar.

O vendedor da loja possui itens extremamente caros, mais caros do que todas as outras lojas juntas.

Bar das Missões

Cheguei até onde deveria, mas antes de pegar minha primeira missão, vou conversar com as gatinhas do local.

Por que conversei com esse sujeito de cabelo verde? Ele é um idiota!

Garçonete: Deseja algo senhor? (Você… Ai nossa, que cantada horrível!)

Conversando com a moça de cabelo marrom:

Sara: Alguns monstros deixam coisas estranhas como Couro, Presas, e etc

Sara: Vende-los quando voce precisa de dinheiro é bom, mas eles podem ser usados como igredientes para itens magicos.

Sara: Vende-los ou guarda-los é uma opção sua.

Pedindo ajuda à moça de cabelo marrom:

Sara: Eu lhe ajudaria com todo prazer mas… (Tem sempre um “mas” pra atrapalhar!)

Sara: Eu estou um pouco cansada… Talvês outra hora…

Oferecendo ajuda:

Estou precisando de uma peça de couro reforçado para emendar umas botas minhas…

Este é o padrão dos pedintes de Lenore. Você pode conversar com eles, pedir ajuda ou oferecer ajuda. Claro que sendo o protagonista um noob, nunca que a população vai ouvir os seus pedidos de ajuda. Primeiro dar pra depois receber, não é esse o ditado2? Pois então, trate de ajudar os outros primeiros! Talvez Lenne precise de algo mais fácil de se obter.

Lenne: Bem, eu estou procurando por um grande peixe… Para fazer um cozido… (Eu não gosto de cozido!)

Lenne: Se você puder me trazer um eu agradeço.

Peraí… Lenne quer um peixe. Pra eu pegar um peixe eu preciso de uma vara de pescar… que custa 1000G! Não é mais fácil eu comprar o peixe então? Acho que vou ter de fazer as missões sozinho mesmo…

Gerrard: Certo… Vamos ver o que temos aqui…

Temos 3 missões aqui!

Gerrard: Missão de Classe F Você terá que achar um cogumelo vermelho que só pode ser encontrado numa caverna que fica a norte daqui…

Gerrard: Vai pegar essa?

Gerrard: Então boa sorte!!! Aqui está os detalhes da missão!

Recebeu uma Missão!

Tendo recebido uma missão, segui para o norte, onde os mesmos inimigos do sul com pallete swap me esperavam. No segundo grupo de vespas assassinas, acabei recebendo game over. Desviando dos inimigos, acabei encontrando este senhor:

Não só tenho galhos, mas também tenho monstros atrás de mim.

Continuando a jornada, cheguei até em frente à caverna. Derrotei uns insetos, nada digno de nota…

Ao entrar na caverna sou recepcionado por mais um bicho preto.

Caverna

A aranha veio correndo me dizer oi.

Aranha Negra usou Ataque Venenoso, tirou 77 HP e causou Envenenamento em Eurritz (Todos os inimigos do jogo são capazes de me envenenar, ao que parece)

Eurritz atacou e tirou 60 HP de Aranha Negra.

Eurritz sofreu 55 HP de dano por Envenenamento

Aranha Negra usou Ataque Venenoso e tirou 76 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 72 HP de Aranha Negra.

Eurritz sofreu 54 HP de dano por Envenenamento

Aranha Negra usou Ataque Venenoso e tirou 77 HP de Eurritz

Eurritz usou Cura e recuperou 227 HP

Eurritz sofreu 52 HP de dano por Envenenamento

Aranha Negra usou Hipnose, mas errou o golpe!

Eurritz atacou e tirou 73 HP de Aranha Negra.

Eurritz sofreu 54 HP de dano por Envenenamento

Aranha usou Desacelerar e diminuiu a agilidade de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 60 HP de Aranha Negra.

Eurritz sofreu 55 HP de dano por Envenenamento

Aranha Negra usou Hipnose, mas errou o golpe!

Eurritz usou Cura e recuperou 247 HP

Eurritz sofreu 54 HP de dano por Envenenamento

Aranha Negra usou Hipnose, mas errou o golpe!

Eurritz atacou e tirou 61 HP de Aranha Negra.

Eurritz sofreu 53 HP de dano por Envenenamento

Aranha Negra usou Ataque Venenoso e tirou 81 HP de Eurritz

Eurritz atacou e tirou 68 HP de Aranha Negra.

Aranha Negra morreu.

O grupo de Eurriz venceu a batalha! 14 pontos de experiência! Você recebeu 25G! Você adquiriu Poção Milagrosa! Você adquiriu Presas de Aranha!

Os espaços apertados da caverna fazem com que seja muito difícil senão impossível se desviar dos inimigos. Acabei sendo derrotado por dois lodos de sangue.

Conclusão

Lenore está em sérios apuros e precisa de alguém forte o suficiente para resolver seus problemas. Tal pessoa, no entanto, não é você. Monstros fortes que sempre estão atrás de você e uma certa dificuldade para se conseguir dinheiro tornam a missão de proteger Lenore virtualmente impossível.

Acho melhor chamar a Milla.

Notas

1A opção de Mostrar Escolhas do RPG Maker VX tem como default no cancelamento (aka apertando Esc) a opção 2. Em vez de ter mantido isso, o criador poderia ter escolhido a opção “Ignorar” que efetivamente ignora o botão Esc ou a opção de “Cancelar”, que funciona como uma “quinta opção”.

2 Não, não é esse o ditado, mas ninguém se importa, então foda-se.

Estatísticas

Saves Utilizados: 2
Personagens Jogáveis: 1
RTP? Sim, mas não totalmente.
Batalhas Aleatórias: Não
Game Overs: 4
Erros de Português: “Voçe” e “talvês” são os piores.
Gostei: Do porão interdimensional da minha casa
Não Gostei: Dos bichos ninja, de apanhar de ratos…
Comentários em: "Traveler Shift" (3)

  1. Os ratos são foda mesmo D:
    Ah, o jogo é legal, só a dificuldade que é tensa. Valia um remake se o criador não fosse tão noob :3

  2. […] comentar cada uma apropriadamente. A primeira opção é algo que fará sempre me lembrar de um outro jogo, em que eu tinha de… Não, é melhor eu não […]

  3. […] comemorar, mas não tive saco. Em vez disso, vou encaminhar vocês para o primeiro post do blog: Traveler Shift, o incrível jogo feito pelo Luko. É um incrível jogo com monstros terríveis, insetos […]

Deixe um comentário

