Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

Abyss Heart

Abyss Heart

Um jogo escuro e cheio de pedras para RPG Maker VX

Criador: Equipe Wolf Team

Resenha: Eurritimia

Introdução

Antes de mais nada, eu não costumo jogar jogos incompletos ou em “fase de demo”. Mas o outro jogo está me cansando a beleza, então dei uma relaxada pra fazer uma resenha sobre Abyss Hearts. Fiquemos então com as palavras dos autores do jogo:

A história se passa em um mundo coberto por cicatrizes de uma antiga guerra, onde o povo é protegido por organizações de mercenários o tempo todo. O jogo varia bastante as cenas de batalha com cenas de quebra-cabeças, suspense, algumas cenas de comédia e drama. Horas de jogo será garantido neste projeto, espero que gostem!

Tela Título

Nada tenho pra falar sobre a tela inicial do jogo. É bonita, foi feita no Photoshop, dá full screen… Mas há um problema: não tem música nenhuma. Isto é, até você apertar Enter. Aí aparece aquelas opções que todo mundo (que é maker, claro) já conhece.

Aperte Enter para tocar a música

Início

Está chovendo na estrada de terra. E os créditos aparecem.

Gráficos de Mapa:

  • Victor Crepaldo
  • Jordy Névoa
  • etc

Não vou aborrecê-los com todos os créditos. Em vez disso, vamos pular pra parte em que uma pessoa de cabelo azul caminha no meio dessa chuva. A câmera não chega a acompanhá-lo, resolvendo em vez disso, a mostrar mais da estrada na floresta. Uma igreja bem espaçosa aparece. Há uma pessoa, possivelmente um padre em frente ao altar. Ela olha de um lado a outro. Há uma trovoada, luzes e a pessoa desparece!

Uma pessoa olhando pruma mesa com duas velas.

Duas pessoas aparecem do canto esquerdo do mapa. Estariam elas procurando o padre?

"Quem são elas?", você se pergunta. Breve descobriremos.

Cavaleiro Negro: Seu idiota! Por que fez tanto barulho? Cavaleiro Fogo: Fique calado seu inútil !!!(Faço um charset pro primeiro que adivinhar quem é o Cavaleiro Negro e quem é o Cavaleiro de Fogo)

Cavaleiro Negro: Não sou sua babá, entendeu? Não tenho tempo para crianças!

Cavaleiro Fogo: Cala a boca Xenoz! Esse é o nosso trabalho!

Xenoz: Estão vindo, não faça outra burrada Goury! Goury: Não preciso de lições vinda de você! (Pééééiim! Primeiro erro de português. Vou pegar no pé só porque acredito no potencial do jogo)

A Batalha

Por que não?

-Reiniku Battle-

Toda a energia espiritual e física que se transforma em habilidades mortais funciona apenas com o acumulo (grr) de Ability Points. Você pode juntar AP com habilidades básicas de ataque. Um exemplo seria a Cutting Fangs de Xenoz e o Flasher de Goury. (Grifos azuis são do jogo, não meus.) Essas habilidades são básicas pois não precisa pagar AP para executá-las. Como bônus, elas lhe presenteia (grr) com +1 AP. Em poucas palavras: Acumule AP com o uso das habilidades básicas e perfome seus combos mais agressivos para punir seu adversário!

Agora que já sabemos como a batalha funciona, é hora de lutar!

Poderiam ter trocado a mãozinha horrorosa do SBL por algo melhor.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 72 e 71 HP de Egg Spirit A.

Goury usou Flasher e tirou 47 HP de Egg Spirit A – o segundo golpe não atingiu o inimigo.

Egg Spirit A usou Blow e tirou 19 HP de Xenoz.

Egg Spirit B usou Blow e tirou 19 HP de Xenoz

Xenoz usou Sorrow Destroyer e tirou 140 HP de Egg Spirit A.

Egg Spirit A morreu.

Goury usou Blazzing e tirou 71 HP de Egg Spirit B

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 72 e 72 HP de Egg Spirit B.

Egg Spirit usou Evil Shadow e tirou 32 HP de Xenoz.

Goury usou Flasher e tirou 47 e 47 HP de Egg Spirit B.

Egg Spirit B morreu.

6 Pontos de experiência! Você recebeu 6 vírus! (Hã? Estou infectado?)

Você adquiriu Evil Mind!

Ah! O que significa isso!? (Nota: a expressão do rosto mudou, mas não vou me dar ao trabalho de ficar mudando nos documentos do jogo.)

É para você deixar de ser burro! Não podemos chamar muita atenção!

Tá, tá! O que um ou dois espectros tem de tão ruim assim…

Você não sabe o que cada espectro tem guardado. Então não vá caçar brigas!

Sim, sim… Resmungão…

Como é?

Sim, sim, vamos indo!

Phew…

Os dois olham para o altar e caminham até ele.

Elixus Abrandiz… Onde é que esta porcaria está? O chefe Ferroc diz que está numa câmara com símbolos no chão. A sala está completamente limpa e conservada, diferente daqui.

Foi um erro meu de nos separar, tenho de ficar de olho pregado em você. (Isso NUNCA funciona, mas pelo menos não tive de ver isso)

Tch, babaca.

Cala a boca, criança!

Tela escurece e quando volta temos controle do personagem. Aperto X para ver o menu e…

Uh-oh!

Consertando o Problema

Eu já vi este tipo de erro inúmeras vezes. Pode ser um problema no RTP, um arquivo esquecido, quem se importa com detalhes? Para corrigi-lo, você jogador, tem de fazer o seguinte:

  1. Abra a pasta do jogo.
  2. Vá em Audio/SE
  3. Copie um arquivo de som qualquer (aqui eu usei o Decision1.ogg)
  4. Cole o arquivo na pasta.
  5. Renomeie o arquivo para “Decision1.midi” (sim, vai alterar o tipo de formato de arquivo, mas confirme assim mesmo)
  6. Jogue o jogo novamente.
  7. PROFIT!

Olha o menu aí!

Menu

Como é possível ver acima, há várias opções de menu. Items (grrr) mostra todos os itens que você tem – no momento apenas um Vital Power (seja lá o que isso for.) Ataques mostra as habilidades dos heróis, já devidamente demonstradas na última batalha. Em Equipamentos podemos ver o… hm… equipamento de cada um. Importante notar aqui que os personagens podem usar uma arma, uma carta (!) e várias relíquias. Atualmente cada um tem sua própria espada e nada além disso. E as armas não podem ser retiradas de maneira nenhuma. Status mostra estatísticas dos heróis. Há uma opção nova aqui, Diários. Cliquei nela e escolhi a opção que tinha lá, que falavra sobre Elixus Abrandiz. Em Soul Rise temos duas subopções: Upgrade e Voltar. A segunda faz o que você imagina que faz. A primeira aparentemente serve para aumentar o poder das habilidades, coisa que você não pode fazer agora. E Quitserve para sair do jogo. E não há nenhuma opção pra salvar o jogo. Boa sorte. Não há como sair pela porta da frente. Sigo pela esquerda então.

Um conselho de Xenoz

Um espectro, espinhos, alavanca... como não poderia fazer uma besteira?

-Espectros-

São entidades paranormais, uma cortina negra, no qual se revela um grupo de monstros. Você nunca saberá qual grupo de monstros surgirá, então pense duas vezes antes de perseguí-los (Contanto que eles não me persigam…) Cada mapa contém grupos de monstros diferentes e cada mapa contém seu Espectro Campeão. Cuidado enquanto anda, manter-se vivo será sua prioridade máxima!

Desviei-me do monstro, ativei a alavanca e abri um baú à esquerda, ganhando duas poções. Entrei na porta em frente. Na sala, escondida nas pedras, achei uma Chave do Jardim. Ao sair da sala, fui atacado por um monstro! Derroto-o facilmente e prossigo no jogo. Passo por um corredor longo e, ao contrário de um certo jogo, eu consigo evitar todos os monstros no caminho. Chego a um jardim e consigo evitar todos os monstros. Ao final, há uma escada descendente. No porão, encontro uma Ghost Flame.

-Cartas Corrompidas-

As cartas lhe provém (grrr) com habilidades novas, algumas são para todas e outras são para personagens específicos. Equipando as cartas no Menu (Esc) e entrando na janela de Equipamentos, você poderá equipar sua carta. Há uma maneira de transformar sua carta em uma habilidade fixa, assim não precisando mais da carta equipada para ganhar tal habilidade. Cada carta contém seu preço em Vírus (Coletado em monstros derrotados) (aaaaah!), antes de tentar Purificar a carta, colete a quantidade necessária.

Equipei a carta em Xenoz e ele ganhou a habilidade Ghost Flame.

No Porão

Os heróis olham para a porta.

Fehoc não estava brincando quando disse que este lugar… (vai ser interrompido, aposto!)

…era altamente protegido. (…)

É um portão, você simplesmente arromba! (hahahahahaha!)

O jogo pergunta se eu quero salvar. É CLARO QUE EU QUERO SALVAR! Continuemos então: Goury tenta abrir a porta, mas falha em todas as tentativas.

… Crianças.

Deixe que os adultos tomem conta disso.

Tch…

Aproximo-me da porta, encosto nela e um brilho surge e…

Mais um tutorial

-Espectros Elementares-

Existe (grrr) vários Espectros com propriedades elementais, tais como esse Element Tower. Existe (grrr) vários Espectros que se recuperam caso os ataque com magias de fogo, ou até mesmo golpes de corte. Se você não consegue derrotar algum monstro, não exite (grrr) em fugir da batalha. Aperte Esc em um turno e selecione Fugir. (E dá pra fugir dos chefes também?)

Xenoz usou Cutting Fang, recuperou 71 e 70 HP e diminuiu a agilidade de Element Tower. (oh não!)

Goury usou Flasher e recuperou 47 HP de Element Tower. (o outro ataque deu Miss. Rá!)

Xenoz usou Sorrow Destroyer e recuperou 143 HP de Element Tower (putz!)

Goury usou Pyro e tirou 90 HP de Element Tower. (Pelo menos UM ataque tira dano do bicho.)

Xenoz se defendeu. (Vai se defender até o fim da batalha)

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher e recuperou 47 HP de Element Tower. (Hummm… esta batalha vai demorar um bocado…)

Xenoz se defendeu. (ah, quando os personagens defendem eles recuperam um pouco de HP. Menos mal…)

Elemental Tower usou Thunder Bolt e tirou 45 HP de Xenoz.

Goury usou Pyro e tirou 91 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher e recuperou 47 e 47 HP de Element Tower. (NOOOOOOO!!!!!!!!) Xenoz se defendeu.

Acabei de ter uma idéia aqui. Em vez de ficar nessa de ganhar e perder HP, eu vou pensar mais a longo prazo. O dano médio de Pyro é 90 HP. O HP do Element Tower é 500. Dividindo 500 por 90, temos aproximadamente seis turnos. Agora, prestem muita atenção.

Goury usou Flasher e recuperou 47 e 47 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher e recuperou 47 e 47 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher e recuperou 47 e 47 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher e recuperou 47 e 47 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher e recuperou 47 e 47 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

No último golpe, eu deveria ter ganhado mais um AP, mas parece que há um limite pra quantidade de AP ganha em batalha, embora a mensagem de ganho de AP continue aparecendo. Sendo assim, é hora de arrebentar essa porta!

Tudo o que Xenoz foi capaz de fazer foi ficar se defendendo.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Pyro e tirou 90 HP de Element Tower.

Elemental Tower usou Thunder Bolt e tirou 91 HP de Goury.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Pyro e tirou 90 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu. Goury usou Pyro e tirou 91 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Pyro e tirou 90 HP de Element Tower.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Pyro e tirou 90 HP de Element Tower.

Acabou-se o AP. Pra recuperar o AP, eu terei de fazer o inimigo recuperar 94 HP por turno, o que dá uma vantagem de 4 HP pra porta. No entanto, a porta tem apenas 49 HP restantes. Se Goury pudesse errar ao menos um golpe…

Elemental Tower usou Thunder Bolt e Miss de Xenoz.

Xenoz se defendeu.

Goury usou Flasher, recuperou 47 e 47 HP e diminuiu a agilidade de Element Tower (Não foi dessa vez)

Xenoz se defendeu.

Fuga completa!

Chega a ser algo triste ter de fugir de uma batalha em que eu estava tão perto da vitória… Por outro lado chega a ser uma noobice de minha parte ir enfrentar o inimigo sem uma carta equipada.

For (AP=0; AP<=5;AP++) {

Xenoz utilizou Cutting Fang, recuperou 71 e 70 HP de Element Tower. Goury usou Flasher, recuperou 47 e 47 HP de Element Tower.

}

Preparar, apontar...

Xenoz usou Ghost Flame e tirou 58 HP de Element Tower.

Goury usou Pyro e tirou 91 HP de Element Tower.

Xenoz usou Ghost Flame e tirou 58 HP de Element Tower.

Xenoz usou Ghost Flame e tirou 57 HP de Element Tower.

Goury usou Pyro e tirou 89 HP de Element Tower.

Xenoz usou Ghost Flame e tirou 58 HP de Element Tower.

Goury usou Pyro e tirou 90 HP de Element Tower.

Element Tower deu duas piscadas, desmoronou e morreu.

20 pontos de experiência! Você recebeu 55 vírus!

Agora que a porta foi destruída, podemos prosseguir com nossas vidas.

Eu vou lutar contra aquele espectro ali e já volto.

Na sala seguinte…

Stop complaining and keep walking!

Até quando nós temos que andar por aqui, huh? Para de reclamar e continue andando! (Se traduzir esta frase pro inglês, vira frase de meme.)

???: Te encontrei… Traidor.

Quem está…

!!!

Xenoz bate em Goury para que este dê licença para aquele passar. Xenoz vê um sujeito de cabelo branco.

N-Não pode…

O sujeito de cabelo branco sai correndo assim que vê Xenoz.

Ele… Ele… Está…

Quem é ele?

Hey, esta é uma área privada dos Hakenheins! – diz Goury enquanto persegue o personagem misterioso.

Não pode estar acontecendo. Não… Não…

Goury? Goury!!!

Os portões são trancados, separando Xenoz de Goury.

Droga!

Algo brilhante aparece por trás de Xenoz.

…?

Um Requiem!?

“Goury” saiu no (grrr) grupo!

Sem Goury

Logo após Goury sair, já temos uma batalha sem ele.

Será que dá pra fugir deste bicho?

Gah! O que é isso!… (Algo que me dê vantagem nesta luta, espero.)

…Meu… Meu peito… Está queimando! (Bela hora de se ter um ataque cardíaco)

Mas vejam só! Eu tenho uma habilidade nova!

Como é possível vermos, a habilidade é extremamente informativa.

Xenoz usou Sabaki Tama e… nada aconteceu!

Gah! Meu… Coração!

O que está acontecendo… O que é esta energia cr… Crescendo dentro de mim!

-Bloody Rage-

Jogue toda a sua fúria em um ataque sangrento! Bloody Rage é o conjunto de sua fúria em combate. Após encher completamente a sua barra de Fúria e ter a quantidade necessária de AP, você poderá executar sua habilidade suprema! Nesta batalha, você terá sua barra de fúria completa, mas terá de coletar 5 AP para executar sua nova habilidade, Dragon Slayer! (Sorte que lutei contra aquele espectro mais cedo e ganhei 1 AP)

Firetongue Dragon usou Claws e tirou 39 HP de Xenoz.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 74 HP de Firetongue Dragon.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 75 e 75 HP de Firetongue Dragon.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 76 e 76 HP de Firetongue Dragon.

Firetongue Dragon usou Claws e tirou 39 HP de Xenoz.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 76 e 75 HP de Firetongue Dragon.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 76 HP de Firetongue Dragon.

Xenoz usou Dragon Slayer, fez uma animação impressionante e tirou 538 HP de Firetongue Dragon.

Firetongue Dragon morreu.

20 pontos de experiência! Você recebeu 70 Vírus! Você adquiriu Evil Mind! Você adquiriu Pierce Power!

Um Requiem estava aqui?

Mas eles desapareceram depois da guerra Mundus. É só um mito, como é possível

…?

Uma… Carta?

Você recebeu… Dragon Slayer x1

E a grade se abaixou magicamente.

Onde Goury se meteu agora?

Caminhei até onde estava Goury, não sem antes pegar uma poção num baú à esquerda e um Ruby F no baú à direita.

Sala Com Uma Parada Mística

Sinto que algo importante vai acontecer aqui.

Para onde eles foram…

Acho melhor reportar isso ao diretor.

Como se usa isso?

Um orbe azul aparece em frente ao Xenoz.

Segundo comandante da Fearius chamando quartél (grrr) general!

Repitindo… Segundo comandante da Fearius chamando quartél (grrr) general!

Aqui é o diretor Fehoc, a missão Hakenheins está sobe (grrr) controle Xenoz?

Não exatamente, perdi o contato do novato Goury… …Seu paradeiro está desconhecido.

Xenoz, esta mansão já foi uma vez utilizada como esconderijo da (grrr) guerra Mundus.

Dimensões paralelas podem ser encontradas na área. Atividades sobe (grrr) efeito de Mundus huh? Goury deve ter caído em alguma destas dimensões. Como posso adentrá-las?

Existe (grrr) tumbas espalhadas na mansão. Encontre e leia as descrições.

Saberá o que fazer depois.

Entendido, voltarei a prosseguir na missão.

O telefone mágico é desligado.

Goury, onde você foi?

Aquele era realmente Luca?

Não resisti a clicar naquela pedra brilhante no canto superior esquerdo do mapa. Acabei ganhando a Chave da Mansão B. Ao chegar bem perto da tumba, Xenoz diz algo:

Esta deve ser uma das tumbas que Fehoc mencionou. “O sol e a lua sempre estarão separadas, pois… Quando o sol se poe (grrr), a lua vem… E quando a lua dorme, o sol nasce.” (Ótimo. Um enigma.)

Isso é algum tipo de enigma?

Examinando a tumba:

Tem duas pequenas fissuras abaixo da descrição.

Saí dessa sala, lutei contra um espectro e entrei neste quartinho:

Se você vir coisas brilhantes, clique nelas!

Saindo do quartinho, acabei chegando aqui:

Dois buracos.

Para efeito desta resenha, acabei escolhendo o buraco de cima. Caminhei por um longo corredor rodeado por água até chegar aqui:

A longa jornada para baixo.

Estamos No Inferno?

Apareceram uns negócios à direita que não sei o que é. Cadê tutorial?

Lutei contra um espectro qualquer. Eram uma galinha e dois escorpiões, nada de mais. Após a luta, ganhei uma porção de itens, inclusive 2 Terra’s Essence e 1 Ventu’s Essence. Então o objetivo é matar todo mundo do inferno e conseguir os tais itens. Enquanto estava matando todo mundo, encontrei isto aqui:

Notem que já consegui cumprir 48% da quest o inferno.

Vamos começar com a da esquerda:

As chamas enche (grrr) meu peito com fúria e adrenalina.

A da direita:

A terra me protege de meus adversários e me dá conforto.

A do meio:

O vento enche meu coração, enche meu corpo e alma.

Sei não. Parece uma coisa elemental, mas tá faltando água. Logo abaixo, há uma sala com um orbe.

Sacrifiquei meus Pyro's Essence pra conseguir algo mais.

As chamas será (grrr) a fonte de minha vitória.

Bom, eu tenho uns monstros pra matar… As batalhas contra eles foram entediantes demais pra se comentar aqui. Após conseguir todos os itens, voltei para as tumbas e consegui uns cristais. Indo ao orbe, temos isto aqui:

Oi sidequest!

Acabei voltando pra superfície e salvei o jogo.

“Won’t you save me?”

O tutorial vem daqui a pouco, fique calmo!

Aqui eu tenho de admitir que tive de pedir ajuda ao criador do jogo. Nunca que eu imaginei que tochas azuis servissem pra salvar o jogo. Prum jogo de RPG, tochas azuis nem são algo digno de nota – é por isso que Final Fantasy usa cristais e Orca usa estátuas de pedra. Mas vamos ao tutorial.

-Soul Flame-

Uma tocha mística criada pelas mãos dos Fallenhaltz, guardiões supremos do deus Folset. Toque nesta chama para recuperar seus status completamente e salvar seu progresso ao mesmo tempo. Aqui você também poderá purificar suas Cartas Corrompidas, pagando em Vírus.

Já que estamos por aqui, que tal um tutorial sobre Purificação?

-Virus Purificat-

Enquanto explora o mundo, você encontrará Cartas Corrompidas, no qual lhe dará habilidades novas se equipar no menu Equipamentos. Há uma maneira de purificar essas cartas, assim podendo usar suas habilidades sem ter de possui-las mais. Mas este processo de purificação não será barato, após purificar a carta, você deverá pagar em Vírus o valor exato, só assim poderá usar a habilidade permanentemente. Então, antes de purificar a carta, tenha seu valor necessário. O valor poderá ser encontrado nas informações da carta.

Purifiquei Dragon Slayer e Ghost Flame, mas só tinha dinheiro para aprender a primeira carta. Ou seja, o sujeito aqui fez burrice e não pode usar Ghost Flame na batalha. Vou precisar de 100 vírus pra consertar a burrada. O que me resta é descer a outra escada.

No Segundo Buraco

Uma estátua de dragão.

Meus olhos são os fortalecedores de minhas chamas, sem eles eu nunca poderei insinerar (grrr) minhas pres

Examinando a estátua, descobrimos que é a Estátua do Emerald Dragon e que lhe falta o olho esquerdo. Caminhando para cima, vejo algo brilhante no chão.

Hum?

Um espectro aparece, pega o brilho e sai correndo bem rápido.

….O que foi isso?

Nada tendo melhor pra fazer, sigo o espectro. No mapa seguinte, preso a pedras na parede, encontro uma Poção. Em outra parede encontro outra Poção.

Abre-te Sésamo!

Daí sou lembrado que a chave pode ser aquele objeto que o espectro pegou ainda há pouco. Mas onde ele estaria? Eu fui atrás dele! Andei por todo esse mapa, mas não consegui encontrá-lo… Na verdade, o tal espectro se disfarçou entre os outros espectros da área. Derrotei-o e ganhei uma chave para abrir o portão. Abri-o, enfrentei mais um espectro, achei uma poção, caminhei um bocado, achei outra poção e… epa!

Finalmente algo digno de nota!

Antes de voltar, eu exploro um pouco mais o local.

Tenho dois olhos de dragão, é hora de voltar!

Caminhei até chegar perto da estátua. Então aconteceu um tremor e fui atacado por algo.

De onde veio esse bicho?

Ao atacar esse bicho, descobri que esse monstro é o Emerald Dragon, o mesmo dragão representado na estátua. Espero que não seja a estátua revivida, já que eu nem cheguei a colocar os olhos no lugar.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 96 e 95 HP de Emerald Dragon.

Emerald Dragon ficou com rodamoinhos misteriosos.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 95 e 94 HP de Emerald Dragon.

Emerald Dragon usou Gust e tirou 92 HP de Xenoz

Emerald Dragon ficou com rodamoinhos misteriosos.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 95 e 96 HP de Emerald Dragon.

Emerald Dragon ficou com rodamoinhos misteriosos.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 95 e 94 HP de Emerald Dragon. Ele está carregando muita energia, estou sentindo o vento ser sugado por ele a cada instante!

Defesa: Quando o inimigo mostra algum comportamento estranho, fique preparado para um ataque poderoso se defendendo.

Emerald Dragon usou Fangs e tirou 43 HP de Xenoz (você chama ISSO de estranho? Ah vá!)

Emerald Dragon ficou com rodamoinhos misteriosos.

Xenoz usou Cutting Fang, tirou 96 e 94 HP e diminuiu a agilidade de Emerald Dragon.

Emerald Dragon ficou com rodamoinhos misteriosos.

Xenoz usou Dragon Slayer e tirou 753 HP de Emerald Dragon.

Emerald Dragon deu duas piscadas, desmoronou e morreu.

Matando o bicho, ganhei vírus suficientes para equipar Ghost Flame. Além disso, recuperei metade do meu HP com uma poção. Colocando os olhos do dragão em seu devido lugar me fez ganhar uma Lágrima da Dama. Voltei aonde estavam os olhos originalmente. Aqui temos uma escada que desce:

Estão preparados?

Aí embaixo encontrei uma Poção [G] e uma tumba.

Que objeto estranho… Não acho que tem algo haver (grrr) com o que estou fazendo aqui.

“Para proteger aquilo que ama, Folset lhe abençoa com poderes.”

Além disso, há uma alavanca, que puxo imediatamente.

Olha, um espectro!

-Espectros Campeões-

Existe (grrr) Espectros muito poderosos, conhecidos como Campeões. Todos eles contém (grrr) vários atributos superconcentrados. No caso desse Emerald Golem, seus atributos principais são: Status físicos super elevados, ou seja, HP, ATQ e DEF superiores. Use a habilidade Sorrow Destroyer para diminuir 50% da DEF dele e assim podendo causar grandes danos físicos. Mas atenção, caso a batalha seja muito complicada para o seu nível, não exite (grrr) em fugir! Para fugir pressione X durante um comando e selecione fugir!

Xenoz usou Cutting Fang, tirou 79 e 80 HP e diminuiu a agilidade de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 80 e 80 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 78 e 78 HP de Emerald Golem.

Emerald Golem usou Blow e miss Xenoz.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 79 e 80 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 79 e 78 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 78 e 80 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Dragon Slayer e tirou 378 HP de Emerald Golem (Só?)

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 79 e 79 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Sorrow Destroyer, tirou 232 HP e diminuiu a defesa de Emerald Golem

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 108 e 109 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Ghost Flame e tirou 60 HP de Emerald Golem (…)

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 105 e 107 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 106 e 108 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 108 e 108 HP de Emerald Golem.

Emerald Golem usou Blow e tirou 99 HP de Xenoz.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 105 e 108 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 105 e 106 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Dragon Slayer e tirou 376 HP de Emerald Golem

Emerald Golem usou Rock Shot e tirou 46 HP de Xenoz

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 79 e 78 HP de Emerald Golem.

Xenoz usou Sorrow Destroyer, tirou 234 HP e diminuiu a defesa de Emerald Golem.

Emerald Golem deu duas piscadas, desmoronou e morreu.

Ganhei uma carta. Equipei-a e prossegui em meu caminho. Como já explorei tudo o que tinha de explorar, subi as escadas, voltei à superfície e acabei comprando uma relíquia classe E.

Neste baú havia um crucifixo.

Subi as escadas e acabei parando na igreja da intro. Voltei aquela porcaria toda de novo e fui para o inferno.

De volta ao inferno

Usei a Terra's Estalagmite e pulei para o outro lado!

A pedra com brilho possuía uma poção. Mais acima, usei o Ventu’s Cylinder e as labaredas sumiram. Depois disso, outras labaredas sumiram graças ao Pyro’s Stalagmite. Na sala seguinte achei uma Lágrima de Dama e um chefe.

Chefe do Inferno

Giant Space Flea From Nowhere + Flunky Boss

Xenoz usou Cutting Fang e não tirou nenhum HP de Fire Spirit.

Xenoz usou Cutting Fang, tirou 99 e 98 HP e diminuiu a agilidade de Cerberus.

Cerberus usou Flame Pillar e tirou 194 HP de Xenoz (Ai!)

Xenoz usou Sorrow Destroyer, tirou 198 HP e diminuiu a defesa de Cerberus.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 109 e 108 HP de Cerberus.

Fire Spirit A usou Fire Summon. Nada aconteceu.

Fire Spirit B usou Fire Summon. Nada aconteceu.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 108 HP de Cerberus.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 107 e 105 HP de Cerberus.

Xenoz usou Cutting Fang e tirou 105 HP de Cerberus.

Xenoz usou Dragon Slayer e tirou 376 HP de Cerberus.

Fire Spirit A e Fire Spirit B sumiram.

Cerberus deu duas piscadas, desmoronou e morreu.

Ganhei uns itens e um monte de experiência. Um pouco depois subi de nível e qual não foi a minha surpresa ao perceber que perdi dois pontos de ataque e dois pontos de inteligência. Talvez lutar demais contra espectros cause efeitos colaterais… Sem saber o que fazer, fiquei vagando e me cansei.

Conclusão

Embora ainda esteja em processo de elaboração, Abyss Heart se mostrou um empreendimento sólido. Com batalhas que exigem um pouco mais do que apertar Enter e puzzles intrigantes, o jogo agradará ao maker médio ansioso por novidades. Não se deixe enganar pela noobice do autor desta resenha, Goury está esperando ser salvo por você!

Estatísticas

Saves Utilizados: 1
Personagens Jogáveis: 2
RTP? Só o chars dos Espectros e um ou outro objeto.

Batalhas Aleatórias:

Não

Game Overs:

Nenhuma vez.

Erros de Português:

Uma quantidade notável. Não acertar nenhuma vez a concordância verbal do verbo existir foi um pouco além da conta.

Gostei:

Da introdução, do sistema de batalha diferente do convencional, das sidequests, de Fehoc.

Não Gostei:

De ficar perdido sem continuar a história principal, de ter somente um ponto de save no jogo inteiro, de Goury, perder status ao subir de nível.

Não sei se Gostei ou Não Gostei:

Variação praticamente nula no dano dos personagens.

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