Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

O RPG Da Juliana Gorda

O RPG da Juliana no RPG Maker VX Ace, criador por WeeGeeFreak e resenhado por Eurritimia.

Introdução:

Você acorda e pensa: “Hummm, vou visitar a minha comunidade favorita de jogos de RPG Maker e ver quais são os jogos que estão sendo feitos!” E você visita a tal comunidade. Repleta de jogos, um deles chama a sua atenção. “RPG… Juliana Gorda… Que interessante, vou baixar!”

E você baixa e espera ansiosamente. Agora você abre o arquivo já baixado, extrai-o para sua pasta de jogos de RPG Maker – que já ocupa um espaço considerável em seu disco rígido. Você aguarda a extração dos arquivos, vai até a pasta em que o jogo foi salvo, acha o aplicativo ponto exe, clica nele e…

Funciona perfeitamente.

O que explica o seu nome no jogo, Capitão Azarado. Pois sorte seria se algo desse errado no caminho entre visualizar o tópico do jogo e abri-lo em seu computador.

Eu poderia já começar a minha crítica sobre o tópico do jogo, mas me reservo no direito de falar apenas sobre o jogo. Fica aqui, no entanto, a recomendação de ler o tópico original na Mundo RPG Maker para diversão adicional – presumindo, claro, que a comunidade ainda exista até o momento em que você ler isto.

Tela Título

Vamos à já clássica análise da tela inicial do jogo:

A tela título do jogo

Aqui vemos um livro aberto, possivelmente um grimório, sobre uma mesa. Acima do livro, vemos o título do jogo e em vermelho temos as opções de jogo.

Iniciar Aventura

Esqueceram de marcar a opção de "Iniciar com Transparência" no database... Ou não.

<Era uma vez…> (Os colchetes fazem parte do diálogo do jogo. Mas acho que o nome não é bem colchete…)

<Uma princesa muito gorda, chamada Juliana>

<E ela reinava um poderoso império, “Os Vermeiote” (what? E aqui o jogo não fecha o colchete)

<Mas, um dia a Esnobe Princesa Juliana foi sequestrada pelo império rival, “Os Smurfizado”> (caralho, olha o nome dessa porra…)

<Os Sequestradores quase quebraram a coluna carregando toda aquela banha, agora só o Capitão Azarado poderá resgatar a Obesa Princesa Juliana>

Este, senhoras e senhores, é o Capitão Azarento…

<Pois é… Coitado>

<Mas antes de começar esta aventura trágica, qual o caminho que Capitão Azarado irá seguir?>

Aqui já começa a primeira escolha do jogo. Posso ser Fogo, Gelo ou Raio. Aperto Esc: o jogo continua aonde está. Acabo fazendo a mesma escolha do Toninho do Diabo.

<Muito bem! Agora Capitão Azarado irá usar o fogo como magia principal para salvar a Juliana Gorda!>

Muda-se a tela para uma casa, como vocês verão logo abaixo:

"Acorde..." Mas ele já está acordado!

Acorde…

 Hã? (Sim, usaram o Adam loiro como face desse moreno trabalhado no gerador de chars; e sim, reciclei a face do outro jogo.)

Acooorde…

 ta, ta, ta, já entendi, não precisa ficar imitando aqueles tios babacas de filme (nota: pesquisar qual trope ele menciona)

A… Princesa Juliana… preciiiisa de sua ajuuuuda.

 Para de imitar um fantasma O que ela quer?

Ela foi sequestrada

 hah, ja vai tarde

? (Isso mesmo, uma interrogação somente)

 Finalmente aquela gorda desgraçada foi sequestrada. Não aguentava mais as frescurites dela

Como assim??  Você jurou, proteger a princesa, e ajuda-la em hora como essa! É seu dever resgata-la! (Sujeito sendo separado de predicado por vírgula, RIP acentos…)

 Hah, como se eu ligasse para aquela esnobe filha da PTA! (Falou o nome dela cuspido hahahahahaha!)

… Tem uma recompensa de 100.000 Reais para quem resgata-la.

 100.000 Reais?! QUE COMEÇE A AVENTURA!!

"Comece" não tem cedilha, só avisando.

Ótimo. Lembre-se de pegar tudo o que precisar aqui na sua casa

Aqui passamos a ter controle do protagonista e podemos ir para a próxima sessão.

O Menu

A opção de Game Over faz com que você perca o jogo automaticamente.

Nada realmente digno de nota, exceto que “Abilidades” tem H. E a opção de Game Over, pro caso de você se cansar de jogar e morrer. Só que em vez disso (que seria bem mais legal) você pode escolher entre sair do jogo ou voltar à tela título.

Logo abaixo da sua cama, há uma caixinha que lhe dá seis Poções de Saúde. Na parede ao lado da cama temos um Machado de Aço. Escondidos no fogão, dois Antíodos (embora eu só tenha recebido um).

Na mesa, um capacete bem visível. Já nos armários, nada de importante exceto pela screen abaixo:

Switch escondida nos livros!

 Puxa, eu tinha esquecido da existência deste porão…

E no porão conseguimos duas Poções de Magia, 4 Poções de Saúde e…

Não é um livro, mas sim uma mesa!

A favor do protagonista, posso dizer que o que estava na mesa era um livro, até ele encostar e virar uma mesa… Espere, a tela está brilhando! E estou com mau hálito? Ah, aprendi o ataque especial Bafo da Manhã.

Tendo terminado no porão, subo a escada e saio pra rua.

You know what's time? ADVENTURE TIME!

Fora de Casa

Um lugar cercado por montanhas

Este é o lugar onde você vive – numa casa abandonada perto de uma árvore e um castelo. Mas você não está sozinho no mundo, como é possível ver pelo Sephirot à direita.

Caminhando um pouco pelo mapa, temos… Encontro Aleatório!

Goombas e Boombas

Na batalha, temos a opção de Lutar ou Fugir. Escolhendo Lutar, somos apresentados a mais opções: Atacar, Especial, Magia, Defender e Itens.

Uma magia em japonês. Custava trocar no database?

Como é facilmente perceptível na screen acima, o criador não se deu ao trabalho de editar a descrição da magia para que não otakus a entendessem. Na verdade, não é só nessa magia que vemos algo em japonês, mas aqui é pior por ser algo facilmente alterável no database. Mas continuemos.

Ataquei o primeiro goomba e ele morreu em dois turnos. Cinco inimigos foram incapazes de me acertar (acho, já que o texto está em japonês e meu HP não se alterou).

Como não tenho nenhum ataque especial pra matar todos os inimigos de uma vez, recorro ao recurso do “aperte Enter como se não houvesse amanhã” para terminar a batalha.

Tela de fim de batalha

Assim, eu prossigo até ao castelo.

Castelo

Tem algo de errado neste castelo, mas não sei o que é.

 Eu costumava ser um aventureiro como voce, ai levei uma flecha no joelho.

Ando até o portão e entro no castelo. Um padre bloqueia o caminho:

 Capitão, Finalmente você chegou!

 Fiquei sabendo do sumiço daquela doida

 Sim senhor, o que veio fazer aqui?

 Só estou tentando passar desse maldito castelo, que está me atrapalhando

 Oh, perdoe-me senhor, este castelo foi construido no meio do caminho mesmo. Antes de você ir vou ensinar um golpe

 AI, SEU…, pq vc chutou minha bunda?!

Para demonstrar o golpe, é claro!

<Aprendeu ataque especial: “Chute na Bunda”>

 Agora vamos ver quanto tempo demora para voce aprender um golpe novo…

*batalha*

Achei que fosse enfrentar o padre, mas acabei lutando contra cinco Goombas.

Dei um chute na bunda no primeiro goomba e apertei enter pro resto.

 Você aprende rápido, capitão. Será bem útil em sua jornada…

 E, achei sua armadura!

 Ta… Tanto faz, agora me mostra a saida!

 Por acaso, estas escadas?

 É

Subi as escadas e saí do castelo! Hã? Como assim? De qualquer forma, dois passos depois fui atacado por uma batalha aleatória. Mais dois passos e outra batalha aleatória! Vale mencionar que eu sofri dano na segunda batalha.

COMO OUSA ME FERIR, SEU INIMIGO? TOME ESTE BAFO DE ONÇA!!!!!

Floresta Não Tão Encantada

Um velho nos espera sozinho na floresta:

Olá!, você quer uma dica?

Em todas as fazes (eu faço, tu fazes…) do jogo, haverá uma chave escondida, que abrirá um baú, que estará escondido na mesma, ou em outra fase…

Eu mesmo escondi uma chave aqui na floresta! (risadinhas), mas o baú, eu não sei onde está…

 ME FALA ONDE TA A CHAVE SEU VELHO COROCA

Mal criado!

E o velho sumiu. Felizmente a chave estava onde ele estava. Já o baú estava a dois mapas depois, que me deu uma “Chave do Calabouso”.

O Calabouso

O Calabouso

No outro mapa, duas caveiras prontas para me atacar. Uma delas me deu a chave para o próximo nível, a outra não me deu nada.

Na sala seguinte, sou parado por uma flor assassina, que me ataca com abelhas e goombas:

Planta assassina, abelhas e goombas?

Dentre os inimigos, a planta é a única capaz de me causar dano. Como meu HP está em baixa, uso uma Poção de Saúde para me recuperar e passo o resto da batalha atacando. A batalha seria mais rápida se eu usasse golpes especiais e se a planta não insistisse em me botar pra dormir. Cansado deste tédio, dou dois chutes na bunda e a planta morreu. Agora basta apertar Enter repetidas vezes para a batalha terminar.

Matando a planta, meu personagem sobe para o nível 10, uma escada aparece e sou levado para fora da floresta.

Imagem pra quem tem preguiça de ler texto

Aventura vai demorar pra acabar, tão sabendo né?

Isso mesmo que você leu: Castelo dos "Smurfizado".

Acampamento

Antes de chegar ao acampamento, enfrento uma batalha aleatória chata. Derroto todos os inimigos, embora leve uns três minutos.

Aqui tem mais pessoas do que em qualquer outro lugar do jogo

Este lugar é onde mais tem pessoas no jogo inteiro. Vamos conversar com cada uma delas:

 Ainda bem que eu trouxe meu casaco

 Puxa… como está frio, você quer dormir? (Irá custar 10$)

 Precisa de ítens? Eu de dinheiro… Talvez podemos ajudar um ao outro

 Tentar começar uma cidade é difícil, mas uma dia vamos conseguir…

(Sem face) (O char mudou de uma garota de cabelos roxos para uma loira) Estou com tanto frio…e cansada… espero que quando a Princesa retornar ela nos ajudará a fundar nossa cidade…

(Uma vaca sem face) Moo

 O quê você quer?

Pausa para falar com a Morte:

 Ah, qual é? Eu não acredito

 Também existem versões de peixe desses merdinhas agora, venha aqui!!

 Vou te mostrar… AAH!

 Droga, fique parado!

 Errei, de novo!

 AAH! Mas que porra, 5 a 0 pra você filho da puta

 Não vai demorar muito para eu pegar voces seus peixinhos pirralhos

Não faço a menor idéia do que aconteceu agora. Talvez tenhamos uma explicação a seguir:

 …

É, acho que não.

Comprei um Exilir (recuso-me a acreditar que o sujeito escreveu errado os nomes dos itens por falta de instrução escolar, isso tem que ser proposital. Até vou renomear os itens dos meus jogos!) e fui dormir numa barraca.

A Torre , antes dela e soldados

Como vocês já viram lá em cima, o mapa do mundo é bem pequeno, o que provoca encontros aleatórios bem frequentes. Eu poderia descrever o quanto a batalha é chata e monótona, mas em vez disso achei mais prudente passar um vídeo:

Tentei entrar na torre, mas eu preciso da “Chave Rosa” para isso.

Tentei conversar com o carinha que está no meio do caminho sem nenhuma batalha randômica, mas…

Estou frente a frente do sujeito. É hora de uma conversa muito séria. Só que em vez da conversa, a tela fica preta e paro num lugar com uns soldados esquisitos. Vejam vocês mesmo logo abaixo:

Os tais soldados smurfizados

 O que será que o chefe está esperando?

 Vou saber?

Eu dou um passo pra frente

 É o Capitão Azarado! Mate-o agora!!

 Vocês Smurfizados acham que conseguem me derrubar?

*BATALHA*

Soldados Smurfs em batalha

Erro o primeiro golpe, dou crítico no segundo turno e um soldado morre. O outro morreu com dois petelecos.

 ahhh…

Caminho até a escada:

 Então, o grande Capitão Azarado, grande protetor da Princesa Juliana,a Gorda, vei resgata-la…

 O quê? Você??

Gotinha de anime aparece sobre Capitão Azarado

 Heheh… Sou eu… BAHAMUT! (Mas vou continuar te chamando de Sephirot) O Príncipe Daedrico da rapidez… (what?)

 O que você faz aqui? O que as criaturas Daedricas fazem em nosso mundo?! (Criaturas Daedricas, que porra será essa?)

 Nós, e os Smurfizados, fizemos um contrato. Eu sequestrei a Princesa Juliana a Gorda para os Smurfizados, e em troca, eles me deram, Esta Espada…

 Onde você levou ela??

 Heh, isso importa? O importante, é que nós, e os Smurfizados, fizemos um contrato, e agora os Daedra irão dominar o Mundo!

 Senhor… Eu achei que os Daedra E os Smurfizados iriam dominar o mundo juntos… (que otário…)

 Cale a boca recruta…

 Agora, saiam da minha frente!

 HAH! Você acha que pode passar por NÓS JUNTOS? HUAHAHAHAHAHAHA

 Prepare-se para morrer, e sua alma será mandada para o mundo de Daedra!

*BATALHA*

Sephirot

Agora você enfrenta Sephirot em pessoa

Em vez de descrever a batalha, vou colocar outro vídeo – respondam nos comentários se vocês curtiram esses vídeos:

 AI! …. huh… *tosse*… por que… me chutar… na Bunda??

 PQ É, ESTILOSO!!!

 Quem é seu chefe?

 Gah!… O nome dele é Loki… Ele está no castelo preto ao norte… Ele fica na câmara de meditação principal o tempo inteiro, mantendo a presença dos Daedra estável, se a energia negra sendo transmitida pelo castelo for interrompida, os Daedra serão expulsos de volta para as profundezas de Oblivion…

 Como vou deter a transmissão?

 Matando Loki………….. *morre*

 Que saco…

Tela brilha, soldados smurfs somem e Sephirot morre.

(Continua…)

Comentários em: "O RPG Da Juliana Gorda" (3)

  1. Acho que o lance da flecha no joelho está mais para Shout Out que para Memetic Mutation. E Daedra são criaturas de The Elder Scrolls (a franquia da qual Skyrim faz parte). Os Príncipes Daedricos são como Deuses Menores de TES.
    E os vídeos são legais, mas acho que não só de batalhas. É que esse não deve ter puzzles nem nada.

    • Embora não deixe de ser Shout Out, A Flecha No Joelho é um meme aclamado – tem até um vídeo no Know Your Meme http://knowyourmeme.com/memes/i-took-an-arrow-in-the-knee

      Confesso que nunca joguei nada de Elder Scrolls, então eu realmente achei que o sujeito inventou esse nome.

      Batalhas são chatas de ficar descrevendo, por isso os vídeos inicialmente são sobre elas. Porém, tem um outro vídeo (que vai sair no próximo post) em que eu mostro algo mais do que batalhas – e a falta de puzzles se torna bem visível.

Deixe um comentário

