Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

Quatro Cavaleiros

O Clássico Jogo Que Acompanha o RPG Maker VX, criado por Super Cueca e resenhado por Eurritimia.

Introdução:

Quando o RPG Maker VX foi lançado, Super Cueca criou um jogo de exemplo para que futuros makers se inspirassem e aprendessem a mexer no maker. Tal jogo é Os Quatro Cavaleiros.

Segundo a Makerpédia, “O jogo segue Walter, um cavaleiro que, após destruir a cidade de um poderoso feiticeiro, deve destruir os quatro cavaleiros do apocalipse para impedir a destruição do mundo.”

Vamos ao jogo então.

Tela de Título

Apesar de ser um jogo-tutorial (ou quase isso), a tela título não é a padrão do VX.

Tela título do jogo

Tela título do jogo

Escolhendo Novo Jogo, vamos direto a uma cut-scene.

Introdução

Vemos uma cidade em chamas, vários soldados olhando para um sujeito de cabelo verde, que parece ser o líder.

Já começa o jogo com uma cidade sendo destruída

Primeira cena do jogo

???Muito bem Soldados! Logo esta Cidade será nossa!

Soldado General, quais são as ordens?

??? Clyde e Zed venham comigo. Nós vamos invadir a casa do Feiticeiro que governava essa cidade. O restante continuem o ataque!

Soldado Sim senhor!

Soldados se separam do General, sobrando apenas dois deles.

Clyde  General, que Feiticeiro é esse?

General É um Feiticeiro mesquinho que não quis ceder o controle da cidade para o Rei.

General Mas devemos tomar muito cuidado, ele é muito perigoso!

Zed Sim senhor!

Clyde e Zed se juntam ao grupo e o General anda ao norte, onde encontra a casa maior com um telhado diferente das outras.

Walter Soldados, devem ter vários guardas do Feiticeiro por aqui. Fiquem Alerta! (Por que “alerta” em maiúscula? Vai saber…)

ClydeSim General!

Aqui já temos controle do personagem principal. Aprendemos que o nome do general é Walter e que todo mundo está no nível 1 sem experiência nenhuma.

Walter Desista Feiticeiro! Sua cidade é nossa!

Feiticeiro Seus insolentes! Vocês vão pagar por isso!

*BATALHA*

Feiticeiro

Não há muita estratégia nesta batalha. Ataque com Walter que os soldados fazem o resto. O feiticeiro vai usar magia contra um personagem. Caso o HP fique crítico, use uma Poção. Se não passar desta batalha, há um estoque infinito de soldados para fazer grinding.

Feiticeiro Eu não vou desistir tão fácil!

Feiticeiro vira-se de costas para Walter.

Feiticeiro General, por sua imprudência, eu amaldiçôo o seu povo.

Magia roxa cobre a tela.

Walter Ah! O que você fez!

Feiticeiro vira-se para Walter.

Feiticeiro O sétimo selo foi destruído.

Feiticeiro Os Cavaleiros do Apocalipse ascenderão e destruirão seu reino!

Walter Jamais! Eu destruirei esses cavaleiros para salvar minha terra. Custe o que custar!

Feiticeiro Não se eu te impedir.

Um tremor sacode a tela.

Walter O que é isso!?

Feiticeiro Esta cidade vai sucumbir, e você vai sucumbir junto com ela!

Tela escurece enquanto sons de pedra rolando são ouvidos.

"Onde eu estou?"

Você está sob os destroços da cidade governada pelo Feiticeiro.

Walter Ah… Onde estou?

Garota Relaxe, você está a salvo aqui.

!

Walter Quem é você?

Garota Meu nome é Sara. Encontrei você todo ferido perto do Reino do Feiticeiro. E você quem é?

Walter Meu nome é Walter, sou o General dos Soldados do Rei. Ontem estávamos atacando o Reino do Feiticeiro.

Walter Mas alguma coisa deu errada. O Feiticeiro disse algo sobre ter quebrado o sétimo selo…

!

Sara Céus, o Sétimo Selo!

SaraComo diz a lenda, o Sétimo Selo é responsável pela barreira que impede os Quatro Guerreiros do Apocalipse entrem no nosso planeta!

Walter Isso parece ser mal. Quem são esses Quatro Cavaleiros do Apocalipse?

Sara São desgraças encarnadas em forma demi-humana, Praga, Fome, Guerra e Morte.

SaraWalter, temos que detê-los!

WalterO meu Pelotão…onde está? Sara você não viu ninguém comigo ontem?

Sara Sinto muito Walter, quando te encontrei todos estavam mortos. Foi um milagre você ter sobrevivido.

Walter Feiticeiro miserável! Não posso deixar que a maldição dele afete nosso povo!

Sara Então temos caçar os Quatro Cavaleiros que podem estar em qualquer lugar do mundo!

Walter anda em círculos

Walter Estou pronto para caçar qualquer monstro que esteja nos arredores do mundo!

Sara Então você não deveria ir sozinho. Vamos juntos que será mais seguro.

Sara entra para o grupo!

Somos teleportados para um mapa múndi.

Mapa-Múndi

A cidade destroçada acima, uma floresta ao sul, montanhas a leste e um rio a oeste.

Caminhando pelo sul, logo encontramos um vilarejo.

Vilarejo Karmina

Ao chegar no vilarejo, falo com uma senhora:

Senhora

Ouvi dizer que os Quatro Cavaleiros do A vieram para destruir! Por favor General, nos salve desta ameaç

Sim, claro que vou salvar o mundo disso. É a minha missão, afinal.

A vila é bem simples, mas com vários pontos interessantes. Galinhas passeiam pelo vilarejo. A oeste temos um cemitério, onde uma criança parece brincar. Perto dali, uma velha comerciante nos oferece Poção, Pluma de Fênix, Antídoto e Super Antídoto. Acabei comprando um antídoto e duas poções.

Um senhor se mostrou particularmente contente pelo fato de o Feiticeiro estar morto.

Entrei no INN, mas não adiantou nada, uma vez que não tenho dinheiro.

Há uma casa com plantações na frente. Moram duas pessoas nela.

Um ferreiro também mora no vilarejo, mas suas armas e armaduras são caras demais para mim.

Nada mais tendo a fazer por aqui, prossigo viagem.

Saindo do vilarejo

Vamos para oeste!

Seguindo para oeste e virando para o norte logo em seguida, vamos entrar numa caverna.

Floresta?

Apesar de entrar numa caverna, paramos numa floresta primeiro.

De nível 2 (Walter) e 1 (Sara), ambos ficam com nível 5 ao final do vídeo acima. Aqui já há mais variedade de inimigos, como slimes e abelhas.

Caverna

A caverna é marrom, com morcegos e baús pra todos os lados.

Ao descer a escada, temos um cristal salvador e várias pessoas carecas e barbudas. Um deles menciona uma torre que surgiu do nada. Aproveito para me recuperar no INN subterrâneo.

Saindo da caverna, vemos a torre que o careca mencionou.

A Torre

Vamos para torre? Sim, claro!

A Torre

Walter Eu não me lembro desta torre aqui antes.

Sara Walter! Deve ser um dos lares dos Quatro Guerreiros do Apocalipse!

Walter Certo! Vamos entrar!

O que vemos a seguir é uma dungeon verde sem nenhum tesouro a ser descoberto:

Subimos pela vinha e:

Walter Parece que esse é um dos Cavaleiros.

Peste Ahh Mortal! Como ousa invadir meu santuário?

Peste Por tal sacrilégio ambos irão morrer! Sintam a Peste!

PesteNão pode ser! Eu fui derrotado!

Um tremor sacode a tela

Sara Parece que a torre vai cair!

Walter Vamos dar o fora daqui.

Somos teleportados para o mapa-múndi, que está sem a torre desta vez.

A torre sumiu!

Menos um, faltam três agora!

Sendo assim, vamos voltar para dar as boas novas às pessoas!

MineradorAventureiros!

WalterVocê é o chefe minerador não é?

Minerador Sim, mas meu nome é Rygar.

Rygar Foram vocês que derrotaram o Cavaleiro da Peste?

Walter Sim, e pretendemos derrotar os outros Três Cavaleiros que restam.

!

Rygar Isso é muito nobre. Mas se vocês quiserem enfrentar os outros Cavaleiros vocês precisarão de um Barco!

Sara Que pena, porque não temos um Barco!

Rygar É por isso que vim falar com vocês. Se vocês me deixarem lutar junto à vocês Vocês poderiam usar meu barco!

Sara Isso é maravilhoso Rygar!

Rygar entra para o grupo!

Assim temos mais um personagem em nosso grupo. Rygar está no nível 6, um nível abaixo dos outros. Entramos no barco e…

Breve Volta Ao Mundo

Temos o mundo à nossa disposição! Podemos entrar na torre de gelo, no vulcão quentinho ou na cidade do deserto.

Cidade do Deserto

Olha o Lima à direita, gente!

Cidade do Deserto: um ótimo lugar para se passar as férias, com lindos coqueiros e um lago no centro da cidade.

Os NPCs não dizem nada de realmente importante, então vamos direto aos negócios: recuperar HP no INN e comprar armas e armaduras.

Tendo nos equipado, é hora de prosseguir a jornada!

Fui até a caverna de fogo, onde encontrei uma porta trancada e inimigos super fortes. Com muita sorte, derrotei-os e subi dois níveis. Tive de voltar para me recuperar.

A Torre de Gelo

Esta torre tem um tipo de puzzle clássico em jogo de maker: o de empurrar pedras. Inspirado no Sokoban, aqui você deve empurrar pedras para ativar interruptores que vão liberar o caminho. Mais detalhes podem ser conferidos no vídeo abaixo:

Após passar pelos dois andares, chegamos à sala do cavaleiro do apocalipse:

Cavaleiro Vocês são certamente muito ousados para virem até a minha torre…

Walter Vocês não vão destruir nossa terra!

Rygar A profecia está correta, você deve ser a Fome…

Fome O Barbudo está certo, eu sou a Fome. Então presumo que foram vocês que derrotaram o irmão Peste…

Fome Peste era fraco demais, mas eu não. Eu sou mais forte…e vocês vão perceber

FomeMorram!

Fome Maldição! Como pude perder?

Rygar Walter, temos que sair!

Walter Sim, e logo!

Assim, destruímos mais um cavaleiro do apocalipse.

Interlúdio

Voltamos para Pangea (aka Cidade do Deserto) para nos recuperarmos e comprar coisas.

Menu

Se vocês estiverem treinando direitinho seus personagens, eles estarão nestes níveis.

Não se esqueçam de comprar armas e armaduras para os personagens!

Vulcão Quentinho

!

Garoto O que vocês estão fazendo aqui?

Walter Viemos destruir O Cavaleiro do Apocalipse que vive aqui.

Garoto Ótimo! Eu também, mas eu temia que sozinho nunca conseguiria vencê-lo.

Jean Meu nome é Jean. Vamos juntos destruir o Cavaleiro da Guerra!

Jean entra para o grupo!

Cavaleiro Quem se atreve a impedir meus planos?

Sara Nós apenas queremos paz para nosso mundo Vão embora!

Cavaleiro Estão pedindo para eu ir embora? Hahahahahaha. Eu, a Guerra, nunca vou abandonar este mundo!

Jean Então teremos de te matar!

Guerra Então foram vocês que destruíram Peste e Fome?

Guerra Vocês são fortes, mas vão ter de pagar pelo que fizeram!

Guerra Parece que eu subestimei os humanos. Agora só resta a Morte. Mas vocês nunca a derrotarão.

Jean O que está acontecendo?

Rygar O Cavaleiro foi derrotado e a caverna vai sucumbir. Temos de sair daqui.

Uma breve reunião para criar o clímax

Sara diz: “Peste, Fome e Guerra foram derrotados. Agora só falta um Cavaleiro.”

Rygar Mas esse não vai ser fácil. É a Morte, ele vive numa ilha flutuante.

Rygar Só é possível chegar lá por ar. Meu barc não consegue passar por lá!

Walter Isso é mal! Como vamos chegar lá?

!

JeanEu ouvi dizer de um inventor que vive em Pangea que conseguiu fazer uma máquina voadora!

Sara Isso é ótimo! Temos que falar com ele!

Rygar E vamos aproveitar e comprar armas também. Essa é a nossa última aventura.

A Última Aventura

Saindo do Vulcão Quentinho, voltamos para Pangea. Procedemos ao ritual de nos recuperarmos e comprarmos armas.

Casa do Inventor

Esta é a casa do inventor, caso estejam com preguiça de procurar.

Jabar Oi, eu sou Jabar. Em que posso ajudá-los?

Walter Nós precisamos de uma máquina que voa.

!

Jabar Sim, eu tenho uma, mas ela não está a venda. É meu maior tesouro. Desculpe.

Sara Precisamos dela para chegar a Torre da Morte!

!

Jabar Nossa! Eu não sabia que estavam indo para um lugar tão perigoso! Vocês não devem ir lá. É muito perigoso. (Que nada tio, estamos no nível 15, nada é perigoso para nós!)

Rygar Nós derrotamos Peste, Fome e Guerra.

Jabar Ah… então são vocês os viajantes que estão destruindo os Cavaleiros.

Jabar Que assim seja, vocês podem usar minha máquina. Eu não ficaria mais orgulhoso de vê-la sendo usada para salvar a humanidade.

Sara Muito Obrigada Sr. Jabar!

Um balão voador

Agora estamos prontos para detonar!

Os equipamentos dos personagens estão do jeito abaixo. Caso o seu não esteja assim, é só lutar contra uns inimigos na torre da morte até arrumar um monte de dinheiro.

Equipamento dos heróis

Equipados para detonar!

Torre da Morte

Após derrotar inúmeras caveiras e gárgulas, cá estamos: prestes a nos encontrar com a Morte.

O trono da Morte

O fim está próximo!

Caminhei até  o altar e…

Clyde e Zed

Meus amiguinhos!

Walter Não pode ser!

Clyde Walter, graças a sua ganância de sempre querer conquistar mais nós morremos por ti.

Zed Se você não fosse invadir a cidade do Feiticeiro, todos nós estaríamos a salvo E o mundo nunca passaria por isso.

Walter Mas eu não fiz por mal! O Feiticeiro que é o culpado pelas suas mortes, e pelo caos no mundo!

Clyde Errado…é tudo conseqüencia dos teus atos.

Zed Pegue sua espada e prepare-se para lutar!

A Batalha Final

As coisas acontecem de um jeito bem acelerado, então o vídeo é sem cortes:

O Final

E então os 4 heróis salvaram o mundo do grande fim.

Houve uma grande festa, com muita alegria. E o mundo teve tempos de paz.

Vemos Sara caminhando pela floresta. Ela pára na ponte e olha para a água.

Vemos Rygar na mina, lendo um livro.

Vemos Jean em Pangea, caminhando pela cidade.

Vemos Walter numa colina, em frente ao túmulo de seus soldados.

WalterDescancem em paz, amigos.

Walter sai da colina.

O jogo termina aqui

Fim

Conclusão

Os Quatro Cavaleiros é um jogo simples e fácil, mas considerando seu propósito educativo, é até tolerável. Uma variedade maior de puzzles seria bem interessante. Com este jogo é possível aprender a fazer introduções, puzzle sokoban, transportes e eventos em batalhas, além de lidar com o básico de switches e variáveis. Por isso, o jogo continuará sendo inspiração para makers por muito tempo.

Estatísticas

Saves Utilizados: 1
Personagens Jogáveis: 4
RTP? Sim
Batalhas Aleatórias: Sim
Game Overs: Nenhuma vez
Erros de Português: Menos do que a média – “Descance” é o pior deles.
Gostei: Jogo cumpre bem seu propósito educativo, história decente, puzzle bacana
Não Gostei: Jogo fácil demais, batalhas extremamente chatas (exceto a última)
Cavaleiros do Apocalipse mortos: 4
Comentários em: "Quatro Cavaleiros" (1)

  1. Uma curiosidade: O jogo foi feito em 3 dias a pedido do Desert Eagle, para que pudesse ser lançado junto com a tradução do RMVX. Para economizar tempo o autor usou os mapas que foram lançados de exemplo pela Enterbrain.

Deixe um comentário

