Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

Caminho Estreito

O RPG cristão para RPG Maker VX, criado por Incendiário e resenhado por Eurritimia.

Introdução:

Lembro-me na finada RMB um tópico perguntando se era viável um jogo de maker com temática cristã, que fosse fiel aos ensinamentos da Bíblia. Dada a natureza caótica daquele fórum, muitos disseram que nunca ia ter um jogo cristão bom, que era perda de tempo. Outros ficaram mais entusiasmados com a idéia, até se ofereceram para ajudar o sujeito. Eu fui mais pragmático, respondi algo do tipo: “se o jogo ficar bom, eu jogaria”

Não sei se Incendiário é a mesma pessoa daquela época, mas agora temos um jogo cristão de maker. Que já atingiu mais de 10 mil downloads. Que recebe críticas tanto de religiosos quanto de ateus. De ambos os lados, há críticas positivas e negativas. O que não dá pra fazer agora é ignorarmos o jogo.

Que Deus esteja conosco!

Tela Título

Abrimos o jogo e… surpresa!

Tela título

Oooooooh!

Primeiro: não é o tamanho padrão de janela pra VX, mas um pouco maior. E dá pra brincar com a janela, mexer no tamanho dela, maximizá-la… Se bem que no meu monitor de tela plana fica meio esquisita essa janela maximizada.

A música parece algo épico, chamando o jogador para a aventura.

Início

Vamos ler uma historinha!

“Era uma vez…”

Personagem abre o livro.

“Está chegando o dia em que todos os  orgulhosos  e todos os maus serão queimados como a palha é queimada na fogueira. Naquele dia, eles queimarão e serão completamente destruídos.” (Malaquias 4:1)

“Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrrer.’ (Gênesis 19:17)

!

Personagem fecha o livro.

E assim sem mais nem menos a intro acaba e podemos controlar o personagem.

Menu

Ao abrirmos o menu, descobrimos que o nome do protagonista é Desesperado, que não tem nenhum dinheiro, itens ou equipamentos e que…

Na verdade, Desesperado não é o nome dele, mas sim Eleito de Deus (Cl 3:12)

Qual será seu novo rumo? Continue jogando!

Sono

Dei uma passeada pela casa e acabei indo dormir.

Dormindo

Um anjo me acordou com uma citação bíblica

Eleito de Deus…!

Anjo Saia dessa cidade para não tomar parte nos seus pecados e para não participar dos seus castigos! (Cf. Apocalipse 18:4)

Eleito de Deus Quem está falando?! Para onde devo ir?

Eleito de Deus acorda momentos depois.

Eleito de Deus Despertar… sair da cidade… Que sonho que tive!

Desci as escadas e ouço alguém bater à porta.

Eleito de Deus Quem será? Não costumo receber visitas a esta hora.

Eleito abre a porta.

Coeleito de DeusSaiu a nossa sentença, e as tropas da Lei estão vindo para a cidade. Precisamos fugir imediatamente para o Castelo da Auto-Justificação.

Eleito de DeusAcho que não é uma boa idéia. Melhor nos refugiarmos nas Terras de Emanuel.

Coeleito de Deus Isso é tolice! Essas terras não existem. Lembre-se do que disse o sr. Hipocrisia.

Eleito de Deus Não é mais prudente seguir a instrução do Livro Sagrado?

Coeleito de Deus Olha, faça o que achar melhor. Eu não vou perder tempo discutindo isso.

Sujeito sai de casa.

A Viagem

Tento sair de casa, mas sou lembrado de me preparar para a viagem. Subo e pego minhas coisas no armário. Apesar de este ser um jogo claramente bíblico, não podemos levar a Bíblia que estávamos lendo na introdução.

Coeleito de Deus Eles estão chegando!!!

Neste jogo até as placas têm citações bíblicas

Eu só queria informação!

Não só as placas citam a Bíblia, mas o poço também.

Passeando pela cidade, não encontrei nada digno de nota, exceto que meu personagem se cansa após correr certo tempo. Particularmente acho esse tipo de sistema de gosto duvidoso, mas deve ter quem goste.

No cemitério nenhum túmulo tem epitáfios bíblicos,o que achei bem incomum.

Não me lembro qual a direção a tomar, então achei melhor ir ao norte.

E os créditos aparecem.

Logo após, voltamos para Eleito. Ele encontra uma pessoa no caminho.

Pessoa parada no meio da estrada Olá, viajante. Posso ajudar?

Eleito de Deus Sim, eu me chamo Desesperado (Eleito de Deus Cl 3:12), e estou em busca do Reino da Liberdade Eterna. Este é o caminho para lá?

Pessoa parada no meio da estrada Você precisa encontrar a porta certa que o levará ao caminho estreito. Mas por que escolheu este destino?

Eleito de Deus Estou fugindo da ira do Todo-Poderoso. Ouvi falar que lá há um governante conhecido como Príncipe da Paz, o qual recebe pecadores como eu.

Pessoa parada no meio da estrada Sua jornada não será fácil. O caminho até lá é cheio de armadilhas, e os emissários do Senhor das Sombras estão constantemente à espreita tentado desencaminhar viajantes como você. Procure a Sabedoria do Alto e ela lhe dará o que você precisa para viajar com segurança.

Continuo indo para o norte e encontro um baú com 10 Galardões – dinheiro oficial do jogo. Mais acima, vejo uma mulher parada em frente a uma casa.

Eleito de Deus Olá, você é a Sabedoria do Alto?

Conformada com o MundoNão… Eu me chamo Conformada com o Mundo.

Eleito de Deus Você mora aqui, à beira do caminho? E não tem medo de ser presa pelas tropas da Justiça e entregue aos carrascos?

Conformada com o Mundo Por que teria medo? Não fiz nada errado.

Eleito de Deus Você nunca quebrou os mandamentos do Soberano?

Conformada com o Mundo Eu nunca vi esse que chamam de Soberano. E jamais vi alguém ser punido por ter feito algo que Ele proíbe. Tenho para mim que Ele sequer existe.

Conformada com o MundoVocê não deveria ser preocupar com isso. Há muito para aproveitar nessa vida e não devemos perder tempo com conceitos antiquados sobre pecado.

Subindo mais um pouco, encontro uma Poção da Vida num barril no meio do mato.

Oba! Mais placas bíblicas!

“Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos que a encontram.” (Mateus 7:14)

Aqueles dois estão prontos para bater um papinho.

Eleito de Deus Vocês sabem onde eu encontro a Sabedoria do Alto?

Senhora Desculpe, mas não sei.

Pirata Já ouvi falar nesse nome. Um tempo atrás eu até procurei por ela, mas como não encontrei-a, desisti.

E assim continuo minha jornada até ser interrompido.

Capitão Ei, você… Páre onde está!

!

Soldado Este aí mesmo, capitão.

Capitão Peguem o fugitivo!

A primeira batalha

Capitão Bater em retirada, homens…

Castelo

E assim chegamos ao castelo.

Mas antes, seguindo por um desvio à direita, chegamos aqui:

Porta Estreita

Devemos seguir por aqui?

Porta Estreita

Entramos numa espécie de igreja subterrânea. Numa mesa, há um livro, uma garrafa de vinho com uma taça e um cesto de pães, todos com trechos da Bíblia. À esquerda vemos um anjo, o mesmo que nos mandou o sonho do começo do jogo.

Anjo Bem vindo ao Caminho Estreito.

Anjo De agora em diante, você não será mais conhecido como Desesperado. O seu nome é Cristão.

Anjo Antes de iniciar a sua jornada, arme-se com todo o arsenal de Deus, para poder resistir ao mau* e permanecer firme.

Acabei ganhando a Espada do Espírito, a Armadura da Justiça e o Escudo da Fé.

Antes de conversar com o barbudo, peguei duas poções de vida que estavam escondidas nos armários.

Barbudo Agora você está pronto para a jornada rumo ao Reino das Bem-Aventuranças. Mantenha-se firme, e não se desvie nem para a direita nem para esquerda. O SENHOR te abençoe e te guarde. (Números 6:24)

Fui teletransportado para fora da igreja subterrânea.

O Caminho Continua

Encontrei outra pessoa pelo caminho:

Elfo Cristão, tenho um desafio para você. 100 galardões se você responder corretamente a minha pergunta. Está preparado?

Então lá vai: Quais os discípulos aos quais Jesus deu o nome de Boanerges? (Ih, fudeu!)

Dica

Respondi errado à pergunta e o elfo sumiu. Espero que meu karma não tenha descido. É claro que eu poderia ter resetado o save e ir tentando até acertar, mas todo mundo sabe que isso é pecado.

Continuando a caminhada, vejo um orc à espreita:

Orc O que faz neste caminho, peregrino? Volte para a sua terra ou morrerá aqui mesmo.

Eleito de Deus Eu jamais retrocederei, pois Deus não se agrada daqueles recuam. (Cf. Hebreus 10:38)

Orc Isso é o que veremos, ser humano maldito!

Desterrado Você pode ter vencido a batalha, mas ainda não ganhou a guerra.

Orc some logo em seguida.

Subindo mais um pouco, achei um baú com 20 galardões e mais acima uma casa com várias freiras.

Casa das Freiras

Continuando a caminhada, cheguei até este ponto.

Freira Olá, viajante. Podemos ajudá-lo?

Eleito de Deus Sim, estou à caminho da Cidade Eterna. Poderia me indicar a direção?

Freira Claro, você está no lugar certo. Aqui é a Tenda da Religiosidade Humana.

Eleito de DeusHumm… E o que fazem aqui?

Freira Praticamos boas obras para conquistar a salvação.

Eleito de DeusMas ninguém alcançará o Reino Celestial por mérito. Tem certeza que vocês passaram pela porta estreita para chegar aqui?

Freira Você não precisa passar pela porta estreita. Basta que se esforce o suficiente e terá um bom lugar à mesa do Pai.

Eleito de Deus Desculpe, mas você está muito enganada. A Escritura diz que: “Pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.” (Efésios, 2:8)

Eleito de Deus E também: “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”. (Efésios 2:9)

Freira Ok, se você pensa assim.

À direita da Tenda da Religiosiodade Humana, há uma pedra bloqueando o caminho para um baú contendo Trovão Apologético.

Ao sair de perto do baú fui atacado por um Desterrado (Orc).

Iniquidade 1 x 0 Cristianismo

“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Marcos 15:34

Um minuto depois cheguei aonde tinha morrido. Desta vez não tive problemas em derrotar o orc. Desci até um coelho bloquear meu caminho.

Coelho filho da puta deixa eu passar seu merda!

Boa tarde, senhor coelho. Por obséquio gostaria de deixar-me atravessar a ponte?

Sendo educado o senhor coelho, o mesmo não tardou a me liberar a ponte e tornou a saltitar pelas proximidades.

Dentro de uma fogueira encontrei um Fogo do Juízo. E ali perto, uma senhora guarda uma casa.

Senhora Você é um vendedor?

Eleito de Deus Não, sou apenas um viajante.

Senhora Ah, que pena… Pois estou precisando muito de pergaminhos e tinta para escrever meus livros, e por aqui está difícil encontrar.

Eleito de Deus Infelizmente não posso te ajudar.

Senhora Tudo bem…

Senhora Se encontrar algum vendedor pelo caminho, por favor, mande-o para cá. Eu pagarei muito bem pelos materiais que necessito para meu trabalho.

Oh shit!

Você precisa da Chave do Conhecimento e blá blá blá blá.

Vila

Após tanto caminhar, chego numa vila. Antes de mais nada vou ao hotel para recuperar minhas forças. Dei um pulinho numa plantação e fui atacado por Abelhas Assassinas. Nyet, nyet, nyet. Não quero enfrentar ninguém agora, estou num momento pacífico. Felizmente meu save era ali próximo.

Comprei três Poções da Vida e fiquei praticamente sem dinheiro. Vida de viajante não é fácil.

Minigame adiante!

Será que consigo?

Jabar Tudo bem, meu caro jovem?

Eleito de Deus Para aqueles que estão em Cristo, está sempre tudo bem. (hahahahhahahahaha!)

Jabar Ah, Cristo… o ser mitológico daquele livro que chamam de Bíblia. Não acredito que hoje ainda existem pessoas que acreditam nessas superstições.

Eleito de Deus A Escritura Sagrada não é superstição, mas a revelação de Deus aos homens. Ela pode torná-lo sábio para a salvação pela fá em Cristo Jesus.

Jabar Salvação? Haha… Salvar-me do quê? Eu estou muito bem, rapaz.

Eleito de DeusSalvá-lo da ira do Todo-Poderoso.

JabarHumm… um deus irado. Não me parece um bom deus esse seu.

Eleito de Deus Pois Deus está irado justamente porque é bom, e o bem não pode tolerar o mal.

Jabar Ok, ok… não vamos discutir. Venha comigo, vamos entrar e tomar um pouco do vinho da sabedoria deste século.

Achei que o protagonista fosse recusar de cara, mas foi-me dado a escolher a acompanhá-lo.

Caverna Sem Nome

Antes de entrar na caverna, topei com umas aranhas.

Derrotei-as e segui meu caminho

Àqueles que estão sem saco pra ver o último vídeo,  na caverna há dois itens importantes: Pergaminhos e Tinta, que são os itens que a senhora do mapa anterior à vila precisa. Vamos voltar até ela para ver o que acontece. Mas antes…

Senhora Olha só! Você conseguiu a tinta e os pergaminhos. Muito obrigada. Tome aqui 1500 galardões como pagamento.

Eleito de Deus Muito obrigado.

Senhora Eu que agradeço. Adeus.

Eleito de Deus Adeus.

Senhora entra em casa.

Com essa grana que temos, dá pra comprar uma poção de itens. Onze Poções da Vida são suficientes enquanto um Antídoto da Graça e cinco Fogos do Juízo completam o gasto.

Navio

Vejam só! Um marinheiro e seu respectivo navio estão ali perto! Vamos falar com ele:

Tô sem dinheiro...

Sabia que não deveria ter gastado muito na vila…

Pensei em voltar à caverna, mas ela estava interditada. Ou seja, o jogo acabou com o único lugar que dava pra fazer grinding. Ainda assim, é possível vender os itens à moça para ter dinheiro suficiente pro barco. Deixo logo avisado que é possível ficar preso nessa parte se a pessoa não fez bom uso de seu dinheiro.

Com o inventário bem mais vazio de itens e mais cheio de galardões, voltei a falar com o marinheiro. Ele acabou me dando o barco e fiquei passeando pelas ilhas próximas. Em uma delas há um baú com 50 galardões. Em outra, o elfo lá do começo do jogo me desafia novamente:

Elfo Quem foi o primeiro rei de Israel?

Essa eu sabia a resposta e ganhei 200 galardões. Logo em seguida o elfo desapareceu como da última vez.

A sudoeste do mapa, um soldado não me deixa passar:

Sete pedrinhas de crack

Cinco pedrinhas a pastora já tem. Faltam duas.

Já que não podemos passar por aqui, vamos ajudar garotinhas a sudeste:

Chapeuzinho Vermelho Por favor, me ajude!!!

Chapeuzinho Vermelho O Fantasma da Incredulidade aprisionou meus quatro irmãos no Labirinto da Dúvida. Eles andam em círculo, sem encontrar a saída.

Chapeuzinho Vermelho Salve-os, eu imploro! Se eles permanecerem lá por mais tempo, acabarão perdendo totalmente a fé.

Eleito de Deus Me leve até lá.

Mais um labirinto

Salve as quatro crianças e depois encontre a saída do labirinto

Labirinto

Chapeuzinho Vermelho Muito obrigada por ter resgatado meus irmãos.

Chapeuzinho Vermelho Como gratidão receba a Chave do Conhecimento.

Eleito de DeusMuito obrigado. Agora seguirei viagem. Deus abençoe você e sua família.

Chapeuzinho VermelhoE você também. Que Ele te guie pelas veredas da justiça por amor do Seu Nome. (Cf. Salmos 23:3)

Com a Chave do Conhecimento poderemos abrir a porta da Verdade.

A Porta está bem diante de nós

E agora? O que haverá dentro da Porta da Verdade? Será que nossa salvação está próxima? Não percam o próximo post!

Comentários em: "Caminho Estreito" (8)

  1. […] Vimos que a jornada do Eleito de Deus começou. Ele passa a conhecer a palavra de Deus e encontra pe… Paramos aqui, em frente à porta. […]

  2. Muito legal, Eurritimia.

    Obrigado pelo interesse e pela bela resenha. A mais detalhada que vi do Caminho Estreito.

    Ah, e acho que não sou a pessoa que abriu o tópico que você falou na antiga RMB.

    Vi que você colocou uma estrelinha vermelha com um link na parte que a Sabedoria do Alto fala “resistir ao mau”. Ali é uma referência indireta à Efésios 6:13, onde o apóstolo Paulo diz para tomarmos a armadura de Deus para que possamos resistir no dia mau.

    Abraço e sucesso!

    • As minhas resenhas são detalhas porque jogo o que escrevo e vou anotando as impressões. Devo ser o único doido que faz isso… hahaha!
      Ah, e valeu por indicar o que você quis dizer naquela parte! 🙂

  3. depois da porta eu devo ir para onde

  4. […] Caminho Estreito em setembro/2012 […]

  5. […] com ele mais um jogo de RPG Maker sobre o Natal. Desta vez, é do Incendiário, o mesmo criador de Caminho Estreito. O tópico do jogo pode ser conferido […]

  6. […] Caminho Estreito em setembro/2012 […]

Deixe um comentário

