Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

Engordando a May

A dieta de engorda da May criada por Cezar no RPG Maker XP.

Resenha por Eurritimia

Introdução

MayLeone é uma menina muito magra, mas tão magra que criaram um jogo pra que ela ficasse mais gorda. O autor diz mais sobre o projeto:

Olá galera MRM, muitos de vocês conhecem a Srta. MayLeone não é mesmo? este jogo foi feito em resposta á um desafio num concurso não oficial da Centro rpg Maker que eu aceitei e fiz em homenagem á ela.
O que se trata o jogo? fazer ela comer até ficar tão gorda que não consiga nem andar mais =) . Se trata de um casual game para testar suas habilidades e ver a quantia de pontos que você consegue atingir, e aí? Desafio aceito?

Tela Título

Which one am I gonna take?

Tela Título. Ou Carne X Salada.

Na opção da direita, saímos do jogo. Na deliciosa carne da esquerda, o jogo começa.

O jogo

Cezar: Bem vinda à lanchonete MayLeone ! Se Prepare para o melhor lanche de sua vida!

Objetivo do Jogo: Faça com que a MayLeone Coma o máximo possível para engordá-la! Mas evite as saladas, isto a fará emagrecer novamente…

O jogo tem um timer de 45 segundos. Neste tempo você tem de comer as carnes que caem do céu (às vezes quase sobre sua cabeça). À medida que ela vai comendo, ela fica mais gorda e lenta.

Comida! Comida! Comida!

Comida! Comida! Comida!

A seguir, os resultados que consegui:

  • Nível de Gordura: 20
  • Nível de Gordura: 29
  • Nível de Gordura: 23
  • Nível de Gordura: 26

O que me dá uma média de 24,5 pontos.

Por dentro do jogo

Como o autor do jogo deixou o jogo aberto (ie desencriptado) para fins de estudo, vamos analisar o jogo dentro do contexto da ferramente de criação.

O jogo tem três mapas: o Game, que é onde o jogo acontece; a Intro, que mostra uma animação do logotipo do criador; e a Title, que funciona como a tela-título, só que por eventos.

Esse azul na verdade é a transparência do maker.

Por dentro do jogo no maker

Intro

Possui dois eventos: uma animação por charset de um logo e um invisível no canto superior esquerdo. O evento do lobo não tem nada. Mas o outro tem. Vejamos o que ele faz:

<>Permitir/Negar Menu: Negar
<>Mudar Transparência: Transparente
<>Esperar: 40 Frames
<>Mostrar Picture: 1, 'SimpleLogo', Superior-Esquerda(-150,40), (100%,100%),0
<>Mover Picture: 1, @40, Superior-Esquerda (-100,40), (100%,100%), 255, Normal
<>Esperar: 10 Frames
<>Esperar: 60 Frames
<>Tom da Tela: (-255,-255,-255,0), @20
<>Mover Picture: 1, @20, Superior-Esquerda (-100,40), (100%,100%), 0, Normal
<>Esperar: 20 Frames
<>Apagar Picture: 1
<>Mudar Transparência: Por
<>Teletransporte para: [003: Title], (009,013)
<>

O primeiro evento de Permitir/Negar Menu faz exatamente o que está escrito: permite ou proíbe o aparecimento do menu usando Esc. Como este jogo não é propriamente um RPG, faz sentido este comando ser utilizado.

Mudar Transparência é um comando que faz o herói aparecer ou desaparecer. Neste caso, o evento deixa o herói invisível.

Mostrar Picture é um dos eventos favoritos de quem mexe no maker há algum tempo. Este comando faz com que apareça uma imagem no jogo. Há quem use o comando para todo o tipo de coisa no RPG Maker, passando (mas não se limitando) por animações, batalhas, menus etc. Aqui serve para mostrar o logo do criador (que fica associado com o id 1) na posição (-150,40) com o tamanho normal (100%) e transparente. (Opacidade 0).

Logo em seguida Mover Picture move a imagem 1 para a posição (-100,40) – ou seja, anda com a imagem 50 unidades de medida do maker pra direita – com opacidade 255 (faz com que a imagem apareça em toda a sua glória!)

Esperar faz com que o próximo comando leve o tempo determinado para agir. Por que o criador fez um esperar de 10 frames e um de 60 em vez de um de 70 ninguém sabe.

Tom de Tela: Define uma cor pra tela – levando 1s pra ficar tudo preto.

Apagar Picture: Exatamente o que está escrito

Mudar Transparência: Agora faz com que o herói fique visível novamente.

Teletransporte é o comando utilizado para trocar de mapa. Iremos para o mapa de id 003 chamado Title, na posição (009,013).

Title

Aqui temos cinco eventos – dois vazios (os que possuem gráficos) e três que fazem alguma coisa.

Sem saco pra alt-text no momento

Vejam os eventos vocês mesmos!

Este é o mapa em que se volta após o fim do jogo, então é necessário que haja um evento que lide com a parte de resetar variáveis. O primeiro evento (EV001) é um comando que roda em processo paralelo que faz as seguintes ações:

<>Permitir/Negar Menu: Negar
<>Switch: [0001: Start!] = OFF
<>Movimento do Evento: Personagem
:                    : <>Gráficos: 'MayLeone',0,2,0
:                    : <>Mudar Velocidade: 4
<>Variável: [0001: Engordar] Definir 0
<>Mover Picture: 1, @40, Superior-Esquerda (-100,40), (100%,100%), 255, Normal
<>Opções de Mensagem: Centro, Mostrar
<>Tom da Tela: (0,0,0,0), @15
<>Mover Picture: 1, @20, Superior-Esquerda (-100,40), (100%,100%), 0, Normal
<>Deletar Evento
<>

Não vou perder tempo reexplicando os eventos repetidos, exceto quando for necessário.

O comando Switch: [0001: Start!] = OFF desativa a switch número 1. Pelo nome, a tal switch ativa o minigame de engorda.

E agora… meu comando de evento favorito: Movimento do Evento! Basicamente, este comando mexe com propriedades dos eventos. Nas mãos de um maker experiente, este comando é poderosíssimo. Cezar usa-o para deixar a MayLeone magrinha e voltá-la à velocidade normal – já dá pra perceber que a velocidade dela mudará no decorrer do jogo. Pra quem não sabe, a velocidade 4 é a padrão para o herói, enquanto que a velocidade 3 é a normal para eventos. Uma particularidade do RPG Maker XP é que o subcomando de trocar charset se aplica a um pedaço do char em vez do charset completo (VX e ACE).

O comando de Variável eu já expliquei num outro post.

Opções de Mensagem é um evento exclusivo pra XP, já que no VX e Ace ele fica embutido no Mostrar Mensagem. Ele configura como as mensagens aparecem no jogo.

E Deletar Evento faz com que este evento suma até o personagem trocar de mapa. É o equivalente do XP para Apagar Evento Temporário dos makers mais recentes.

Vamos ao EV003 (evento abaixo da verdura):

<>Movimento do Evento: Personagem
:                    : <>Gráficos: 'MayLeone',0,2,0
:                    : <>Olhar p/Baixo
<>Mensagem: Sair do jogo?
<>Alternativas: Sim, Não
: Confirmar [Sim]
: <>Chamar Script : exit
: <>
: Confirmar [Não]
: <>Movimento do Evento: Personagem
: :                    : <>Gráficos: 'MayLeone',0,2,0
: :                    : <>Mover p/Esquerda
: <>
: FIM
<>

Não vou perder tempo explicando a Mensagem, já que qualquer um que já tenha feito um arremedo de jogo no maker sabe pra que serve.

Logo abaixo da mensagem, há as escolhas. São mostradas opções ao jogador, que deve escolher uma. Caso escolha-se “Sim”, um comando de script é executado – foge do escopo do post explicar o que cada script faz detalhadamente, mas dá pra afirmar que este em particular sai do jogo.

No caso de escolher “Não”, o personagem move-se para esquerda.

Agora é a vez do EV002 (evento abaixo da carne):

<>Movimento do Evento: Personagem
:                    : <>Gráficos: 'MayLeone',0,2,0
:                    : <>Olhar p/Baixo
<>Mensagem: Começar um Novo Jogo?
<>Alternativas: Sim, Não
: Confirmar [Sim]
: <>Movimento do Evento: Personagem
: :                    : <>Gráficos: 'MayLeone',0,2,0
: <>Preparar Transição
: <>Tom da Tela: (-255,-255,-255,0), @0
: <>Executar Transição: '009-Random01'
: <>Chamar Script:
: <>
: Confirmar [Não]
: <>Movimento do Evento: Personagem
: :                    : <>Gráficos: 'MayLeone',0,2,0
: :                    : <>Mover p/Direita
: <>
: FIM
<>

É parecido com o outro evento, mas tem dois comandos envolvendo transições: Preparar Transição e Executar Transição. Transições nada mais são do que uma imagem que se mistura à tela para causar um efeito. Para executar uma, é preciso prepará-la primeiro.

A ação de teleporte para o mapa do jogo foi feita por scripts dentro do Chamar Script.

Game

Neste mapa, que é justamente onde o jogo ocorre, temos 22 eventos diferentes. Não vou explicar todos eles, claro. Sou vou dar uma pincelada de leve no que cada um faz.

Eu deveria explicar o que cada treco faz, mas não deu.

O mapa com o maior número de eventos

Os eventos que marquei como número 1 mostram o quanto MayLeone está gorda. Quanto mais delas, mais gorda ela está.

Os eventos de número 2 são verduras que caem enquanto os de número 3 são comidas que caem.

Eventos 4 fazem coisas diversas – ativam o timer, mostra um texto antes do jogo começar e define variáveis aleatórias.

E o funcionamento do jogo se dá com os eventos número 5.

Conclusão

Não há muito o que dizer sobre o jogo. Ele foi feito a partir de um desafio e cumpre exatamente no que se propôs: uma homenagem a MayLeone. O estudo do jogo pode ser útil a quem queira aprimorar suas habilidades no maker.

Estatísticas

Saves Utilizados: 0
Personagens Jogáveis: 1
RTP? Sim
Batalhas Aleatórias: Não
Game Over: Não
Erros de Português: Nenhum
Gostei: A MayLeone é bonitinha no jogo
Não Gostei: Não houve nada que me desagradou
Média: 24,5 pontos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: