Resenhas de jogos de RPG Maker – e coisas relacionadas

A Doença de LOL

Um jogo para RPG Maker VX feito por Arrout

Resenha por Eurritimia

Considerações Iniciais

Antes de mais nada, este não é um jogo sobre League of Legends. É mais um típico jogo de comédia de RPG Maker, onde eventos não precisam ter uma lógica para acontecer.

Você é Rodolfo Crazyson! Um cara(?) que vive na Cidade em que você começa, por algum motivo, quase todos os habitantes da vila são afetados por uma doença que os impede de falar qualquer palavra, a não ser “LOL”!

Estranhamente, Rodolfo é o único que não foi afetado, e por causa disso, é o único que pode agir para curar todo mundo, no caminho, você irá achar aliados feios que irão atrapalhar ajudar para conseguir a cura!

Será que você/Rodolfo irá conseguir?

Repito: este não é um jogo sobre League of Legends

Tela Título

RodolfoFicar jogando cartas sozinho por 27 horas por dia é muito chato…
Rodolfo
RodolfoVou arrumar algo pra fazer!

Protagonista sai de casa.

Muito tempo depois…

Protagonista volta para casa.

RodolfoÉ tão bom chegar em casa!
RodolfoÉ muito cansativo fugir de um bando de monstros,aranhas gigantes e garotas chatas…
RodolfoMas finalmente posso dormir o dia todo! Hoje foi um dia divertido!

Personagem se dirige à cama, mas pára no meio do caminho.

RodolfoMas primeiro vou fazer um lanchinho!

Personagem se dirige à cozinha, mas pára no meio do caminho.

RodolfoO que é aquilo? (um pote no chão ao lado da mesa?)
RodolfoÉ só uma garrafa com um papel dentro…
RodolfoVou jogar pela janela!

Personagem pega o pote e joga pela janela

RodolfoPronto, agora que me livrei daquela coisa vou fazer sanduiche!

Do lado de fora da casa:

Casa sem porta

Casa sem porta

TranseunteQue isso?

Transeunte se aproxima do pote. Uma moita anda.

TranseunteÉ uma garrafa com uma carta dentro, deixa eu ler essa carta… (E a moita continua andando)
TranseunteAqui so ta escrito bem grande “LOL”
TranseunteO que será que isso significa? Lol
TranseunteEi por que eu to falando Lol? Lol
TranseunteEita que esquisitlol eu to falando lol sem eu querer lol
TranseunteLol o que lol tinha na lol carta que me lol fez ficar lol falando lol
TranseunteLol eita que lol esquisito lol será lol que lol vou lol ficar lol assim lol para lol sempre lol?
TranseunteLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoL

Dentro de casa:

RodolfoEsse sanduiche de presunto de aranha gigante tava uma delicia!
RodolfoAgora vou dormir tanto que so vou acordar na terça-feira! (que dia é hoje?)

Alguém entra na casa

JeanRodolfo me ajude!
RodolfoNÃO! Eu vou dormir e so vou acordar terça feira!
JeanMas você lol precisa nos ajudar! Todos lol estamos falando lol menos você!
RodolfoE porque todos estão falando lol?
JeanPorque lol lemos uma carta lol esquisita e estamos falando lol!
Rodolfo
RodolfoPróxima terça quando eu acordar eu tento achar a cura!
JeanTem de lol ser agora!
RodolfoTa bom… Vou sair da cidade pra achar a cura e depois vou dormir 1 semana inteira!
JeanEntão lol vai lol agora lol!
RodolfoTo indo, so vou pegar uns sanduiches para o lanche…
JeanEntão lol vai … LoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoL

Protagonista vai até a estante e pega sanduíches

RodolfoPronto, sanduiche pra viagem!!!
JeanLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoLoL
RodolfoAgora eu vou indo… Mas primeiro você tem de sair da minha casa!

Personagem expulsa o NPC.

Você é Rodolfo Crazyson.
Seu objetivo é procurar a cura para a Doença de LOL!
Ande por sua ilha pedindo ajuda e procurando uma cura!

Após esta fala, podemos controlar o protagonista.

Uma árvore falante

A face da árvore é um quadrado azul

“Não se preocupe comigo, sou apenas uma árvore falante!”

RodolfoQue estranha…

Conversando com as pessoas, tudo o que obtive foi:

LOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Todos os outros NPCs dizem a mesma coisa

Sensei

RodolfoE ai, sensei! Como é que ta?

...

Entrei na casa ao lado da minha. Parece ser uma prisão e ele talvez seja um guarda.

RodolfoEu também me sinto assim as vezes!
RodolfoMas eu não vim aqui para falar isso! Eu vim aqui pedir uma Espada.
...
RodolfoNão sei se o senhor notou, mas a vila inteira está com a Doença de LOL,e só conseguem falar LOL.
...
RodolfoO senhor também está doente?
...
RodolfoAh, entendi…
...
Você ganhou uma Espada Fuleira!
RodolfoValeu!

Equipei a espada e meu ataque passou para 7 pontos.

...

Adivinhe qual é a resposta dele?

Na verdade, o sujeito explicou uma sidequest do jogo, que fiquei com preguiça de transcrever aqui, mas envolve derrotar monstros.

Nada mais tendo a fazer na cidade, saio dela.

Caminho da Monstanha

Eu gosto de mapas-múndi, sério.

Um mapa bem simples

Segui a oeste e entrei no Caminho da Montanha. Não tardou muito e fui atacado por monstros

É uma geléia? Ou não é uma geléia?

Primeiro inimigo do jogo

A batalha não foi nada de mais, fiquei com o HP de um pouco mais da metade e ganhei um pedaço de geleia.

Caminhando mais um pouco, vi um Entei passando. Logo após o pokémon sumir, Ash me pergunta:

Dei print num momento péssimo, eu sei

Ash prestes a dizer algo

HsaEi cara, você viu alguma coisa estranha passando?
RodolfoEu vi, ele foi para a direita…
HsaÓtimo! Meu nome é Hsa, e aquele era um pokemão chamado Entai! (Ninguém te perguntou nada)
RodolfoE o que eu tenho a ver com isso? (hahahahhahahahaha!)
Hsa
HsaMe ajuda a capturar ele?
RodolfoAté que gostaria, mas estou procurando a cura da Doença de LOL.
HsaEntão boa sorte… Eu nunca ouvi falar desse troço…
RodolfoEntão tá…
HsaQual é o seu nome?
RodolfoRodolfo… Por que você quer saber?
HsaSo por curiosidade… Até mais!
RodolfoTchau!
HsaTchau!

Indo à direita onde Hsa e Entai foram, encontrei um baú e um velho.

Nada nada nada nada nada!

O baú possuía… Nada

RodolfoEi moço, por que não pode passar por esse caminho ai?
LimaNÃO INTERESSA CARAMBA!!!
Rodolfo

Caminhando para o norte subi de nível e quase fui massacrado por duas gosmas. Passei a fugir de todas as batalhas até encontrar um sujeito:

FlorisbeloEi cara, me da uma ajuda aqui!
RodolfoO que aconteceu, você ficou preso nessa moita?
FlorisbeloMoita? Que moita?
RodolfoVocê não notou que está dentro de uma moita?
FlorisbeloAh! Agora entendi… Mas eu achei a sua pergunta estranha…
FlorisbeloOque mais uma árvore usaria para vestir?
RodolfoMas o que isso tem a ver???
FlorisbeloEu sou uma árvore, idiota! Não percebe!
Rodolfo
FlorisbeloEnfim… Coça minhas costas? Meus galhos não alcançam!
RodolfoCara você tem algum problema… Eu acho que vou te levar para uma macumbeira na cidade mais próxima…
FlorisbeloEu até gostaria de ir, mas árvores não andam… Ou andam?
RodolfoAndam sim! Ontem mesmo eu vi uma andando pela minha vila! (É verdade, jogador, pode procurar!) (Eu sei!)
FlorisbeloQuer dizer que eu posso andar? Mas que felicidade!
Florisbelo entrou na equipe!

Sim, agora tem mais uma pessoa na minha equipe. Ele tá um nível acima do que eu e pode jogar plantas nos outros. Ali perto havia uma fazenda

Fazenda Fazenda

As vacas andam em velocidade 5.

Uma fazenda com vacas e seu fazendeiro.

AnãoCuidado, jovem! Essas vacas estão com a doença da Vaca Lolca!
RodolfoQue piadinha besta…
AnãoEnfim… Você gostaria de beber agora um Leite Lolco? (eu não!)
RodolfoHaha! Leite Lolco! Aposto que ele tem gosto… Lol! (porra, você é o protagonista, não pode ficar falando “lol”!) Dessa piada eu gostei!
AnãoNão é piada! Leite Lolco é uma delícia! Recupera todo o seu HP e MP!
RodolfoNossa… (é mentira, você vai ficar doente!)

E então ele me oferece um pouco. Como meu HP está lá embaixo graças às batalhas, aceito o gole. Em vez de morrer falando lol, meu HP e MP se recuperam completamente. E se eu voltar a falar com o Anão, ele me recupera HP e MP e tenta me vender leite engarrafado.

Grinding

Com uma fonte recuperável de energia, fica fácil treinar o grupo. Primeiramente, vejamos quanto de experiência se consegue por aqui.

Grinding em jogo de comédia: só eu faço isso

Derrotei duas Geleias.

Podemos esperar 10 pontos de experiência para cada Geleia derrotada, então em duas batalhas, Rodolfo sobe de nível enquanto Florisbelo esperará quatro lutas. Rodolfo e Florisbelo subiram até o nível 4.

Na screen seguinte encontro um sujeito encapuzado:

Ele parece ser um boss

Ele parece ser um boss

Mas antes de falar com ele… BATALHA ALEATÓRIA!

Devia ser proibido batalhas aleatórias perto de NPCs e saídas de dungeons.

Você caminha pra chegar perto de alguém e quando vai dirigir-lhe a palavra, geleias assassinas te atacam. Muito chato isso.

VendedorOlá! Eu sou um Vendedor.
RodolfoVocê parece meio suspeito…
VendedorVocê tem razão. Eu PAREÇO suspeito. Mas na verdade eu não sou.
RodolfoÓtimo! Que bom que eu mesmo cheguei a essa conclusão!
VendedorE ai, ta afim de comprar alguma coisa?

E o menu da loja se abre com várias opções de compra. Dei upgrade no equipamento dos dois, comprei batatas e uma poção. Ao sair de perto…

Uma garrafa de cerveja!

I cannot believe it!

RodolfoCOCA-COLA!!!! (Eu tinha pensado em cerveja e você também, aposto)

Rodolfo corre até a garrafa e pula de alegria.

RodolfoMas que sorte! A coisa mais deliciosa do mundo largada por ai!
FlorisbeloEu acho isso meio suspeito… Ontem eu conversei com uma rosa, e ela disse que tem um monstro perigoso por aqui… Talvez isso seja uma armadilha!
RodolfoImpossível! Não existe maldades em Coca-Colas!
OrcSeu amigo/planta tem razão!
OrcE agora, vocês vão…
RodolfoESPERA!!!
Orc?
Florisbelo?
RodolfoVou primeiro beber a Coca!
RodolfoDELICIA!
OrcAgora, prepare-se para a morte!!!

Desnecessário dizer que derrotei o monstro sem grandes dificuldades.

RodolfoAté que foi facil!
FlorisbeloFala sério! Ele quase nos matou!
RodolfoTanto faz, nada tira a alegria de ter bebido aquele líquido dos Deuses…
Florisbelo
Parabens! Você derrotou um chefão! Visite a casa de seu mestre, na Cidade Onde Você Começa, se quiser enfrentá-lo novamente!

Monstanha

Após derrotar o Orc, segui para a montanha. E logo descobri que o caminho está bloqueado.

Uso interessante dos chars de pedra redonda

A entrada está bloqueada.

RodolfoDroga… tem pedras no meio do caminho…
RodolfoEntão agora eu vou… (aparecem três escolhas)
RodolfoNão tenho picareta pra escavar essa droga de pedra…
RodolfoEntão agora eu vou…
RodolfoVamo tentar atirar uma bomba atômica pra ver o que acontece!

Personagens pulam pra longe da entrada

Rodolfo
FlorisbeloParece que não funcionou… Que troço mais fuleiro…
RodolfoEntão agora eu vou…
RodolfoVou esperar essas pedras sumirem…
Florisbelo
VelhoEi garotos!
!!
RodolfoDe onde veio essa voz…
RodolfoSerá que é um fantasma??
FlorisbeloEla veio…
VelhoAqui em cima, seu idiota!
FlorisbeloIsso explica…
!

Velho lá em cima da montanha

Estou descendooooo…

Velho pula do alto e vai conversar com Rodolfo

VelhoEi garoto, você pode me dar uma informação?
RodolfoClaro, o que foi?
VelhoVocê sabe quando vai ser a festa junina? (Tá meio longe…)
RodolfoA Festa Junina foi a 2 meses atrás!!!
!
VelhoSério? Acho que escalar e descer essa montanha mecheu com meu cérebro…
VelhoEntão ta, nesse caso pode ficar com a minha bombinha de são joão (cuidado, ela é muuuuuuuuuuuuito forte…)
RodolfoValeu!
VelhoAgora vou subir esta montanha de novo!
RodolfoTchau!
VelhoVenham me visitar quando quiser!

Velho pula a montanha

FlorisbeloNossa, esse velho escala bem!
RodolfoEi, agora acho que da pra explodir a entrada!

Rodolfo joga a bomba de são joão e se afasta das pedras. Uma explosão ocupa a tela inteira e vemos a entrada liberada:

Bombas de São João têm mais poder que bombas atômicas

Bombas de São João têm mais poder que bombas atômicas

FlorisbeloE ainda fez um buracão na montanha…
RodolfoAgora, vamos atravessar ela!

Dentro da Monstanha

O interior é labiríntico, mas não muito. Perto de um vendedor, há um baú com monstros.

RodolfoOi tiu! Você de novo?
VendedorEu te conheço, rapa?
Eu te vi ainda há pouco, no caminho para Monstanha…
VendedorVocê deve ter visto meu primo gêmeo.
Rodolfo
VendedorCansei de falar com você! Eu tenho negócios muito importantes nessa caverna vazia!
VendedorCOMPRE OU MORRA!
*abre loja*

Aqui pude dar upgrade na arma de Florisbelo e comprar umas poções.

Logo saí da caverna e estou no que parece ser o topo da montanha.

A cidade é bem maior do que esta imagem

Uma loja? Numa montanha deserta?

Cidade de Mons

Na verdade, estamos em Mons, uma cidade no topo da montanha. Logo à frente temos uma loja que vende poções. Entrando nela vemos uma galinha em frente a um cientista, que está atrás de um balcão.

GalinhaMe transforma!
CientistaHum…
CientistaNão.
GalinhaMas por que não!
CientistaEu so trabalho se receber algum incentivo financeiro… Entende?
GalinhaMas eu já disse que tenho dinheiro!
CientistaQue pena, infelizmente eu não trabalho com animais…
GalinhaMas eu não sou um animal!
CientistaPois você parece ser um frango para mim… (Pra mim também!)
GalinhaEU SOU HUMANO! VOCÊ SABE?
CientistaEu sei?
GalinhaVOCÊ SABE! FOI VOCÊ QUEM USOU AQUELA POÇÃO E ME FEZ VIRAR UM FRANGO!
CientistaSério? Não lembro.
GalinhaSeu FDP!
CientistaEi! Sem palavrões na minha loja! Vou ter de pedir que você se retire!
GalinhaEu disse Filho Dum Peru! (hahahahhahahah!)
CientistaQue seja! Para mim isso pareceu um palavrão.
GalinhaSEU MALDITO! Eu vou denunciar você!
CientistaMe denunciar? Por que?
GalinhaVOCÊ SABE PORQUE, SEU FDP!

A galinha se dirige em nossa direção

GalinhaSAI DA FRENTE!

Galinha vai embora

RodolfoEita, que frango irritado…

Converso com o vendedor:

CientistaQue bom que você veio à minha loja, Rodolfo…
RodolfoComo você sabe meu nome?
Florisbelo
CientistaVocê é o personagem principal, ora! Qual o idiota que não sabe o nome do personagem principal?
FlorisbeloEle tem razão…
RodolfoTanto faz… Ei, por algum acaso você ouviu falar da Doença de LOL?
CientistaNão. O que é isso?
RodolfoUma doença que se espalha rápido e faz com que todos fale LOL… Todos na minha cidade pegaram…
CientistaQue bom que você não ficou doente, não é?
FlorisbeloÉ muita sorte ele não ter pego mesmo…
FlorisbeloQue bom que árvores são imunes a essas doenças!
Cientista
CientistaE ai, vai comprar alguma coisa?

Comprei duas poções S e uma mana. Também vendi uns itens inúteis.

Na loja de armas e armaduras, há uma armadura bacana para Rodolfo, mas não podemos comprá-la ainda.

Entrei numa casa e descobri que a mãe de trigêmeos trocou o quarto dos filhos por um estoque infinito de batatas, algo completamente normal. Como há várias batatas, até recebi uma da mulher!

Num canto à nordeste do mapa, encontro um homem virado para a montanha:

JosefoÓtimo… Isso é ótimo… Muito bom…
RodolfoEspera, eu conheço você…
RodolfoJosefo, o mendigo la da Cidade onde Você começa! O que você faz aqui!
JosefoRodolfo! Eu… Bem, eu…

Josefo sai correndo

Rodolfo

Depois fui conversar com um gato:

Gatinho assanhado, cê tá querendo o quê?

“Eita, gato doido!”

Entrei na casa mais a oeste da cidade e encontrei Josefo me encarando:

SábioOlá estranho! Eu sou o sábio da Monstanha!
SábioOu seja, eu sei de tudo! Tudo envolvendo a nossa grande Monstanha!
SábioA única coisa que não sei, é porque um dos criadores decidiu me criar! (Ninguém sabe o porquê, é o mistério que cerca a vida)
SábioMas enfim… Você tem alguma pergunta?
RodolfoSão várias…
(Continua…)

Comentários em: "A Doença de LOL" (1)

  1. […] Espera, eu já não te vi antes? […]

Deixe um comentário

